Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
OPORTUNIDADE DE FUTURO:Em Cáceres, detentas participam de curso de capacitação
Por assessoria
20/07/2023 - 14:59

Foto: assessoria

Reeducandas da cadeia feminina de Cáceres conquistam oportunidade de emprego graças à capacitação promovida pelo Instituto Cometa em parceria com o SENAI e o Conselho da Comunidade. Vinte reeducandas do sistema prisional feminino concluíram o curso de Costura Industrial, oferecido dentro da unidade penal.

Atualmente, a cidade abriga 346 pessoas cumprindo pena, sendo 72 delas mulheres. Uma das principais dificuldades desse grupo é a real ressocialização por meio de emprego formal e a chance de reescrever suas histórias.

No Brasil, a falta de acesso das pessoas que saem do sistema penal ao mercado de trabalho está diretamente relacionada aos altos índices de reincidência criminal, o que impacta a segurança da sociedade como um todo.

A conclusão do curso representa um passo importante, mas agora buscamos o apoio da sociedade e dos empresários para viabilizar a reintegração dessas mulheres à comunidade. Nossa primeira parceria é com a tradicional empresa local “Mundo dos Bordados”, que atua em Cáceres desde 2006, produzindo uniformes e serigrafia.

A empresa já é uma parceira do Instituto Cometa por meio do Natal Solidário e, agora, se junta a nós para oferecer oportunidades a uma cursista do sistema prisional, mostrando que acredita na possibilidade de fazer a diferença. Seus proprietários, Mauro e Eliene, são referências na área de confecção e exemplificam que é possível alcançar sucesso através de uma caminhada inspiradora, acreditando em um futuro melhor.

O presidente do Conselho da Comunidade de Cáceres, Juliano Alves, relata que essa parceria tem sido mantida desde 2021. Ambos acreditam no processo de ressocialização das apenadas.

Atualmente, cerca de 16 internas que cumprem medida de internação na cadeia pública feminina de Cáceres já trabalham no projeto extramuros de forma remunerada, muitas delas saíram dos cursos de qualificação e formação mediados pelo Instituto Cometa.

Essas ações tornam o caminho após o cárcere mais leve e contribuem para evitar a reincidência das apenadas após a sua saída da prisão.

 

 

Carregando comentarios...