NACIONAL DE KARATÊ
Delegação de MT busca manter hegemonia de 30 anos na competição
Cerca de 70 karatecas de Mato Grosso irão participar do Campeonato Nacional de Karatê-Do Tradicional (CKTB/WTKF-2023). O evento será realizado em Salvador (BA), de 28 a 30 de julho.
Mato Grosso tem muita tradição no evento, quando os atletas de Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum vão buscar o 31° título consecutivo para o estado. "Por três décadas mantemos a hegemonia na modalidade", disse o diretor técnico da Associação Shotokan e de Mato Grosso, Rodrigo Lúcio de Souza.
A Shotokan, inclusive, será uma das associações de destaque na competição. Ela enviará boa parte dos atletas que irão compor a delegação de Mato Grosso, que contará com mais de 100 pessoas, entre karatecas, pais e responsáveis, técnicos, árbitros e mesários.
"Os atletas do estado se prepararam por cerca de seis meses em treinamentos técnicos e físicos para o evento, que é a seletiva para o Campeonato Panamericano que será realizado em outubro na cidade argentina de Buenos Aires", ressalta o sensei Rodrigo.
PREPARAÇÃO INTENSA
O sensei destaca que os atletas chegam para o Brasileiro depois de uma intensa preparação de meses. Os treinamentos ocorreram num espaço cedido por Fernando Minosso, dono do Posto Zero KM, em Várzea Grande.
"Pudemos aperfeiçoar nossas habilidades em um Centro de Treinamento apropriado, amplo e acessível. Isso facilitou ainda mais o nosso trabalho, junto aos atletas, que foram liderados pelo nosso mestre sensei José Humberto", detalha o diretor da Shotokan.
A equipe segue treinando até esta quarta-feira (26.07). O embarque para Salvador, para a disputa do Nacional, ocorre na quinta (27).
Participam da competição os Dojôs: Associação Centro América de Karatë Shotokan (Cuiabá), Academia Shotokan (Cuiabá), Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania (Cuiabá), Shodaime Dojô - Condomínio Floriais (Cuiabá), Gerson Dojô (Academia Aquarius), Academia Seishin (Lucas do Rio Verde e Nova Mutum), , Projeto Cáritas (Várzea Grande), Academia Flipper - Movimentação Assessoria Esportiva (Cuiabá).
PROGRAMAÇÃO
Dia 28
O cronograma do evento contará com um Curso Técnico no primeiro dia (28), no período da manhã, com o sensei José Humberto de Souza. Ele ministra a atividade em conjunto com os senseis Alexsandro Jobson (RN) e Ronaldier Nascimento (BA). Após o almoço, iniciam-se as disputas da categoria Adulto do Nacional.
Dia 29
Pela manhã do dia 29 ocorre a abertura oficial do evento, juntamente com as finais do adulto e início das modalidades infantis e juvenis que serão feitas o dia todo.
Dia 30
Já no dia 30, será a vez do Copa Intercontinental que reunirá países convidados e atletas em disputas mistas de Kata e Kumitê, cujas premiações contarão com brindes, kimonos, troféus, medalhas e prêmios em dinheiro (estes últimos na modalidade adulto).
PROJETO SOCIAL
A Associação Centro América de Karatê Shotokan é uma entidade sem fins lucrativos, de administração e prática na área desportiva, cultural, educacional e social.
Há muitos anos a iniciativa de sucesso já é promovida e conta com apoio do Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.
O projeto oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar o esporte sem custos. Eles recebem kits com uniformes (camiseta e kimono) e também participam de festivais, cursos de capacitação e exames de faixa custeados.
Os projetos sociais da Shotokan contam com os apoios das seguintes organizações: Ministério dos Esporte e Lei de Incentivo ao fomento dos esportes, Agro Amazônia, Iharabras, Bom Futuro, Energisa, Comper, Fort Atacadista, 1º Serviço Registral de Mato Grosso de Sorriso, Clínica Angel e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande (FIA - CMDCA), Posto Zero Quilômetro.