O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, por meio do Projeto de Ensino "Perspectivas da História do Brasil, Mato Grosso e Cáceres: o seu impacto no cotidiano", realiza no dia 16/10, às 13h30, no auditório do campus, o evento intitulado "Ditadura civil-militar brasileira e seus reflexos em Cáceres-MT".
Coordenado pelo professor do IFMT Rodrigo dos Santos, doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, o evento contará com palestra da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Maria do Socorro de Sousa Araújo, doutora em História Cultural pela Universidade de Campinas, Unicamp.
Professora Socorro é uma estudiosa também com enfoque na história da jovem cacerense, Jane Vanini, militante morta no Chile pelo governo do ditador militar Augusto José Ramón Pinochet. Pinochet liderou o golpe de estado em 1973 naquele país e foi condenado por crimes contra a humanidade pelo regime que durou 17 anos e vitimou, de acordo com dados oficiais do Instituto Nacional dos Direitos Humanos do Chile, mais de 40 mil pessoas entre executadas, desaparecidas e torturadas. Segundo dados de grupos de familiares de mortos e desaparecidos, o número de vítimas do regime chega a 100 mil pessoas. Inscrições abertasAberto à participação da comunidade, o evento é presencial e gratuito e terá emissão de certificado.
Inscrições pelo site: eventos.ifmt.edu.br/cursos/292/historia
"Ditadura civil -militar brasileira e seus reflexos em Cáceres-MT".
Palestrante: Profa. Dra. Maria do Socorro de Sousa Araújo (Unemat)
Data: 16/10/2023Horário: 13h30