O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) comunica e convida os profissionais da educação de Cáceres e região para assistirem a defesa póstuma de dissertação de mestrado do professor Esvanei Matucari Teixeira, Território Chiquitano: ensino de uma história de resistência e protagonismo na fronteira Brasil/Bolívia (1970-2018), nesta quarta-feira (18/10), a partir das 15 horas, no auditório Edival dos Reis, na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres.
A dissertação será apresentada pelo orientador da pesquisa, o professor doutor João Ivo Puhl. O evento é uma homenagem ao educador defensor da educação básica e da qualidade de vida dos profissionais da educação em Mato Grosso. Conforme afirmam os envolvidos no evento, o trabalho não apenas representa uma contribuição significativa para a área da História, mas também é um tributo à vida e ao comprometimento de Esvanei Matucari Teixeira com a causa educacional.
Esvanei Matucari Teixeira, além de seu trabalho como professor de História, foi um incansável defensor das melhorias na educação básica e dos direitos dos profissionais da educação. Ele também presidiu a Associação de Pessoas com Deficiência de Cáceres. Esvanei enfrentou desafios físicos desde a infância, como aprender a andar aos nove anos, cursar o ensino regular, empreender, concluir a graduação em História, obter sucesso em um concurso público como professor de História e, por fim, concluiu seu mestrado em História.
Infelizmente, Esvanei Matucari Teixeira foi vítima da Covid-19 em 2021, aos 45 anos. A dissertação será como um tributo a seu compromisso com a educação e a inclusão, é fundamental que sua pesquisa seja compartilhada com todos.