Na cidade de Perth, oeste da Austrália, o mato-grossense Ronan Costa, de 30 anos, conquistou o título de Mister Universo Austrália Men’s Physique 2023. A competição aconteceu no último sábado (14). Há 20 anos, Ronan Costa deixou o futebol profissional, depois de sofrer uma lesão no joelho, e passou a se dedicar aos treinos de outro esporte, o fisiculturismo.
O mato-grossense nasceu em Cuiabá e morou dos 2 aos 13 anos de idade no município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Depois, deixou Mato Grosso e foi para o estado de São Paulo para investir na carreira de jogador de futebol. Ronan passou pelos clubes Jabutical F.C, Portuguesa Santista e do Santos F.C, mas, por conta da lesão em um dos joelhos, ele precisou parar com a bola e passou a focar mais nos exercícios físicos e em uma rotina consistente na academia para fortalecer e desenvolver os músculos. Só que não parou mais.
Morando na cidade australiana de Sidney há seis anos, Ronan Costa mostra nas redes sociais um pouco da sua rotina de atividades físicas e alimentação. O exemplo do atleta vem despertando e motivando outras pessoas a cuidarem do corpo, da mente e, principalmente, da saúde.
Ronan contou à reportagem do HNT que conquistar o título de Mister Universo Austrália Men’s Physique vem de uma temporada de 18 meses de intensa preparação e de muito aprendizado que obteve nas competições, quando recebeu feedbacks de especialistas no assunto.
“Para vencer esse concurso e vim de temporada de 18 meses de preparação. A cada competição, eu recebia um feedback dos árbitros, do que eles queriam ver no palco das competições. Cada colocação, eu ia vendo as partes que os árbitros me apontavam que eu preciso treinar. Aumentei mais minha rotina de treinamento, treinei em campeonatos antes, porque eu queria o saber o nível que chegaria nas competições, porque o cheguei com o corpo muito estético, do jeito que eles queriam. Quando subi no palco de uma competição internacional, eu notei como havia evoluído. Isso me levou a todas as finais de todas as categorias e a vaga de profissional”, revelou o atleta, falando direto da Austrália.
Com a carreira já consolidada no fisiculturismo, Ronan segue colecionando títulos importantes durante sua trajetória na modalidade esportiva: em 2016, ele chegou ao terceiro lugar da Copa Pantanal, em Mato Grosso; em 2017, foi estreante e conquistou o 2º lugar no IFBB MT NPC Brasil; em 2021, o atleta ficou com o 2º lugar do pódio no Nacional Austrália Novice (IFBB elite PRO); em 2022, também a segunda vaga na Competição IFBB pro League Nacional, e, neste ano, ele participou de competições cruciais até selar com mais uma grande vitória, que é o primeiro lugar no Mister Universo Austrália Men’s Physique 2023.
Arquivo pessoal
“Com dieta restrita, treinamento eu dei o meu máximo. Quando recebi meu cartão profissional, fiquei emocionado, lembrei do início em Mato Grosso. E, agora, consegui me profissionalizar. Vou trabalhar mais duro para chegar a levar um título mundial, eu tenho um longo caminho no ano de 2024. O fisiculturismo não é levado muito a sério aqui na Austrália. No Brasil, eu tinha mais apoio, patrocínio. Aqui, eu estou indo pelo foco e amor pelo esporte”, afirmou Ronan.
Depois de conseguir o Pro Card (cartão profissional de fisioculturista), Ronan já recebe suporte da liga do esporte no país para participar das próximas competições que estão no calendário deste ano. Agora, com o documento oficial de atleta fisiculturista, Ronan Costa poderá participar de eventos internacionais realizados, por exemplo, na Europa, Ásia, África, EUA e outras competições internacionais.