Gestores da prefeitura de Cáceres, entre eles o secretário municipal de Agricultura, Domingos Oliveira , e de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira Leite, estiveram no dia de ontem (28/11), no município de Mirassol D’Oeste, representando a prefeita Eliene Liberato Dias, no evento que promoveu a assinatura do protocolo de intenções celebrado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá (CIDES-VRC).
Também foram entregues títulos de integração ao SISBI-POA aos consórcios municipais participantes do segundo ciclo do projeto CONSIM, que visa a ampliação de mercados de produtos de origem animal para consórcios públicos de municípios do Brasil.
25 municípios de oito estados do Brasil, estiveram representados por seus prefeitos e responsáveis dos respectivos Consórcios que comprovaram a qualificação dos serviços de inspeção a eles vinculados.
Uma parceria entre o MAPA e o SEBRAE, para efetivar ações conjuntas para o desenvolvimento de micro e pequenas agroindústrias, também foi celebrado.
O Ministro em Exercício e Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, prestigiou o evento e observou que esta ação representa o resultado de uma cooperação técnica bem-sucedida, que promove a segurança alimentar e nutricional da sociedade, a sustentabilidade rural e o fomento às agroindústrias familiares de pequeno porte.
Para o secretário de Agricultura do município de Cáceres, Domingos Oliveira Santos, o fortalecimento dos consórcios também promove melhores condições ao pequeno produtor rural, que pode comercializar seus produtos fora dos municípios de origem. O SISBI assegura que os procedimentos e a organização da inspeção de produtos de origem animal, legalize a produção no mercado interno. Um exemplo disso e que nos alegrou muito foi o Apiário Tubino, o único de Mato Grosso e um dos quatro do Brasil a obter 100% na qualificação dos produtos e no cumprimento das normas estabelecidas pelo MAPA. “É um mel de qualidade, destaque em todo pais, parabéns aos irmãos Tubino, Cleiton, Cleris e Cledinei que continuaram o legado do pai Fernando Tubino, que iniciou o apiário de forma artesanal e hoje é uma referência nacional”, reconheceu Domingos.
Para aderir ao SISBI-POA, os estados ou municípios devem adequar seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização, ficando obrigados a seguir a legislação federal ou dispor de regulamentos equivalentes.
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), foi instituído por Decreto Federal que constituiu o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Para o secretário Jeremias Pereira Leite, o evento mostrou para os 25 prefeitos de oito estados do Brasil, a força da agricultura de Mato Grosso e o potencial dos municípios desta região que fazem parte do Consórcio Nascentes do Pantanal, que também recebeu o título do Projeto CONSIM.
Estiveram presentes os estados da Bahia, Mato Grosso, , Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande Sul.