A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da sua Diretoria Regional e a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram uma ação conjunta de fiscalização e monitoramento no rio Paraguai e afluentes, no último dia 02 de fevereiro, data da abertura da pesca nos rios de Mato Grosso.
A Sema e a prefeitura estiveram fiscalizando e realizando o trabalho informativo e preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores sobre a nova lei de pesca e as espécies proibidas para transporte e comercialização.
O coordenador de Meio Ambiente da prefeitura de Cáceres, Diego Senn falou que hoje as espécies proibidas para transporte e comercialização são 14, barbado, cachara, dourado, jaú, pacu, pintado, surubim, piraíba, pirara, pirarucu, matrinchã, bicuda, carapari, e dourada.
Diego disse que a ação foi muito produtiva, e que os órgãos também verificaram carteiras de pesca e documentação. “Foi uma ação muito importante. Hoje com a municipalização e a aprovação do código ambiental, a prefeitura de Cáceres está apta e tem autonomia para este tipo de abordagem e fiscalização”, destacou Diego.
Já o diretor da Sema, Luiz Sergio Garcia, observou que a fiscalização ambiental é necessária para garantir a sustentabilidade da pesca, evitando a pescaria predatória e o uso de métodos não permitidos. “A Sema e a prefeitura hoje vieram assegurar que as práticas de pesca estejam em conformidade com as leis ambientais e que os pescadores conheçam e respeitem as regras estabelecidas”, concluiu Luiz Sérgio.