O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, autorizou a ampliação da transmissão do sistema de rádio e TV da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) para mais de 80 mil pessoas na cidade de Cáceres, no estado do Mato Grosso. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6/3).
A medida contribui para a iniciativa da empresa para ampliar a participação de rádios universitárias na transmissão da EBC.
"A radiodifusão é um dos mecanismos de participação social mais fundamentais e está entre as nossas prioridades. Vamos apoiar entidades e emissoras de Rádio e Televisão na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o país", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, sobre a importância do serviço.
Com as publicações, a EBC passa a ter autorização para transmitir seus sinais de rádio, com programação que inclui conteúdo local dessas parceiras com fins exclusivamente educativos.
As portarias foram apresentadas durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (6/3), com a participação da secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino; do secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ricardo Zamora; do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca; do presidente da EBC, Jean Lima; e de reitores e representantes das universidades estaduais e municipais de todo o país.
"A expansão de canais de TV e rádios em FM no interior do país, especialmente as de caráter educativo, é fundamental para a ampliação do conhecimento e acesso à informação de qualidade, além de promoção da cultura local", disse a secretária-executiva, representando o ministro das Comunicações.
Durante a solenidade, foi assinada a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) coordenada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que marca a entrada da universidades estaduais e municipais para a ampliação da cobertura dos sinais de TV Digital e FM da EBC em todo território nacional, combinados com a programação local.
De acordo com a secretária-executiva, a comunicação pública desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade informada, engajada e consciente. "Ao levarmos essa missão para dentro das universidades, estamos fortalecendo o elo entre as instituições de ensino e a sociedade, promovendo a troca de ideias e conhecimentos de maneira mais acessível", completou Sônia.
O secretário-executivo da Secom, Ricardo Zamora, pontuou a importância da ampliação da rede para diversificar a produção de novos conteúdos. "A expansão do sinal carrega também a expectativa de fomentar a produção própria dos nossos parceiros", destacou.
"Estamos diante de um momento histórico e muito significativo para as nossas universidades estaduais e municipais, onde teremos a oportunidade de apresentar o ensino, a pesquisa e a extensão para todo o Brasil. Teremos a oportunidade de mostrar o quão importante somos para a educação, tecnologia e inovação do país", a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cecília.