Na última sexta-feira (24), a Prefeitura de Cáceres, representada pelas secretarias municipais de Assuntos Estratégicos e Meio Ambiente, e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, e parceiros de diversas instituições representativas, reuniram-se na fazenda Ressaca para discutir a formação de um comitê de prevenção e enfrentamento a desastres.
Durante o encontro, foram apresentados dados históricos e prognósticos futuros, com foco no planejamento estratégico para o combate a incêndios florestais e a escassez hídrica.
Com a proximidade do período de estiagem, as agências de monitoramento climatológico apontam uma deficiência de 30% nas chuvas comparado à média histórica para esta época. A situação remete ao ano de 2020, quando o Pantanal enfrentou um desastre sem precedentes. Para antecipar discussões e ações, a prefeitura, vereadores, o setor produtivo, associações, forças de segurança, agências ambientais, o trade turístico e instituições de ensino superior, debateram a temática.
A reunião resultou no lançamento do Projeto Rede Pantaneira de Resposta a Desastres (REPARE). Este projeto visa integrar diversos participantes do setor para monitoramento e coleta de informações, permitindo ao poder público tomar decisões informadas com a ajuda da comunidade. O coordenador de Meio Ambiente, Dario Diego Senn, disse que o REPARE pretende estabelecer uma rede inovadora de instituições, implantando o monitoramento geotecnológico e ampliando as ações de prevenção e resposta a desastres no Pantanal.
O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira Leite, destacou a importância do projeto. “O principal objetivo do REPARE é estabelecer uma rede interinstitucional para aumentar a eficiência na prevenção e resposta aos desastres naturais no Pantanal. A colaboração entre as diferentes entidades e a comunidade é fundamental para a efetividade das nossas ações,” observou Jeremias.
Já o comandante regional do Corpo de Bombeiros Militar, Major Leandro Jorge de Souza Alves, ressaltou o papel da instituição. “A resposta e o planejamento estratégico de prevenção e combate aos incêndios florestais na região do Pantanal de Cáceres cabem ao 5º Comando Regional Bombeiro Militar (5º CRBM) e à 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM). Já temos implementado estratégias de desenvolvimento técnico, logístico e organizacional para o atendimento mais eficaz às ocorrências de incêndios florestais,” ressaltou o Major Leandro.
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, também contribui para a prevenção e resposta aos incêndios florestais ao articular as ações integradas com os diversos órgãos ambientais e também possui uma brigada municipal que atua auxiliando o Corpo de Bombeiros nas ações de combate aos incêndios florestais.
A coordenação geral do Projeto REPARE está a cargo do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cáceres, enquanto a integração interinstitucional é responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A coordenação das ações operacionais cabe ao 5º Comando Regional Bombeiro Militar, e a coordenação científica está sob o Laboratório de Geotecnologias da UNEMAT, Campus Cáceres.
Com estas medidas, a Prefeitura de Cáceres espera mitigar os impactos de desastres naturais, protegendo o meio ambiente e a população local.