Grande parte de Mato Grosso está sob alerta de baixa umidade neste sábado (1°). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a taxa da umidade em cidades como Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres, Primavera do Leste e até Sinop, pode ficar abaixo de 20%.
Apesar do alerta ser válido até o fim do dia, a condição extrema deve se repetir nos últimos dias do outono e se intensificar com a chegada do inverno, no dia 20 de junho. As altas temperaturas também são uma característica do mês, conforme as previsões meteorológicas.
Segundo o instituto Clima Tempo, já não deve chover na primeira quinzena do mês. A situação se agrava pelos próximos meses até o final de outubro, quando a chuva deve voltar a cair.
A recomendação é de que, durante esse período, a atenção com a saúde respiratória seja redobrada. É importante evitar se expor ao sol nos horários de pico, após as 9h e antes das 16h, não fazer esportes ao ar livre e aumentar o consumo de líquidos. Por enquanto, o risco de incêndios florestais ainda é baixo.
Com relação às temperaturas, o calor não deve dar trégua nos primeiros 15 dias de junho. As máximas atingem até 35° C nos dias mais quentes da primeira metade do mês. Já as mínimas variam entre 17° C e 23° C. Até o momento, os meteorologistas não prevêem nenhuma frente fria avançando pelo estado.