Em um dos casos, equipes da polícia e concessionária encontraram até fogo criminoso em rede de energia
Equipes da concessionária de energia e das polícias civil e militar estão rastreando dados de consumo de energia, equipamentos e movimentações financeiras para detectar furtos de energia no comércio do estado. Investigações mostram a atuação individual de distribuidoras de bebidas e mercados de pequeno, médio e grande porte em pontos diversos, no interior e na capital.
“É hora de proteger a grande maioria de empresários que trabalha direito. Quem furta energia e deixa de pagar impostos acaba lesando a população e os concorrentes, por causa da concorrência desleal”, destacou o gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima.
Só nesse ano, de todas as operações de combate ao furto de energia, cerca de 20% foram em mercadinhos, distribuidoras de bebidas e padarias. Nesse período, já foram recuperados quase R$110 mil em impostos.
Neste mês em Sinop, peritos confirmaram o furto de energia por meio de um dispositivo que controlava o consumo por controle remoto. Quase R$ 8 mil em impostos devem ser recuperados.
“O nosso Centro de Inteligência está sempre monitorando as nossas redes. Quando a gente identifica uma suspeita, nossas equipes são direcionadas para fiscalizar o local”, afirmou Luciano.
A economista Edijeide Fernandes Costa Marque explica que o investimento com energia elétrica para empresas de micro e pequeno porte chega a representar até 8% da receita operacional.
“Concorrer com uma empresa que tem todos os benefícios da utilização da energia e não paga por ela, é desleal. Esse montante não pago, fará parte do capital de giro da empresa que fez o furto de energia e gera desequilibro na competitividade do segmento”, explicou.
Impacto nas contas
Além de impactar na qualidade do fornecimento de energia elétrica e na arrecadação de impostos. A fraude de energia também interfere na vida dos clientes regulares, pois são eles que acabam pagando os custos da energia desviada. Então, é essencial que a população auxilie no combate a esses crimes.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento: Call Center 0800 646 4196 (ligação gratuita), em uma das agências de atendimento, na assistente virtual Gisa (opção 15), ou no site da Energisa.