Marinha vai autuar embarcações irregulares
Por Jornal Expressão
12/02/2013 - 09:59
A Agência Fluvial de Cáceres irá multar e até apreender as embarcações que descumprirem as normas marítimas. O rigor na fiscalização do tráfego aquaviário por terra, rios e águas, com especial ênfase para o período de carnaval, foi anunciado, na sexta-feira, (9/2), pelo comandante da agência, capitão-tenente Josivaldo de Souza Sobrinho.
“Estaremos realizando ações educativas e de orientação aos amadores, motonautas, aquaviários e proprietários de embarcações sobre a importância de manter as embarcações com todos os itens de segurança em perfeito estado, como forma de evitar acidentes ou até mesmo de colocar em risco a vida da tripulação ou de usuários do rio” enfatizou.
O comandante alerta também para a questão da documentação e o perigo na ingestão de bebidas alcoólicas ou drogas durante a navegação. “É importante ressaltar sobre o porte de documentos. A tripulação tem que ser doutrinada a verificar a verificação de segurança antes do suspender, em especial, o uso obrigatório do colete salva-vidas; evitar ingestão de bebidas alcoólicas ou substância análogas”.
Embora a informação sobre a intensificação das investigações tenha sido distribuída à imprensa no final de semana, nos últimos dias, a Marinha tem autuado proprietários de barcos turísticos que realizam reformas nas embarcações nas margens do rio.
Na terça-feira, uma equipe da Agência Fluvial, por determinação do comando, autuou donos de, pelo menos, dois barcos que realizam esse tipo de serviço, próximo ao restaurante Canoas. Além de multados, os empresários tiveram que suspender os serviços e levar as embarcações para o estaleiro.
“Reformas de embarcações na margem do rio é proibido por lei. Por mais que sejam tomadas algumas precauções sempre cai tinta, pó de ferro e outros produtos que acabam poluindo ainda mais o rio. A partir de agora, vamos fazer fiscalização rotineira na orla do rio para evitar esses que esse tipo de serviço ainda seja realizado em Cáceres”.