Vara da Infância e Juventude promove reunião com segmentos
Por Diário de Cáceres
19/02/2013 - 09:29
Fazer um 'raio x' da situação, das demandas e das possibilidades de melhorar o atendimento à criança e ao adolescente no município de Cáceres foi o objetivo da reunião proposta pelo juiz Emerson Luis Pereira Cajango, realizada na tarde de ontem, no prédio do CREAS-Centro de Referência Especializada em Assistência Social, coma a participação do Ministério Público Estadual, através do promotor de justiça Jaime Romaquelli.
A reunião teve a presença de praticamente todos os segmentos que trabalham no município com a criança e o adolescente, nas esferas do município e estado, como Casa da Criança,Rede Cidadã, Conselho Tutelar, Conselho da Infância e Juventude, Polícia Militar, Civil e Bombeiros, assistentes sociais, psicólogas, OAB, educadores.
O juiz Emerson Cajango assumiu recentemente a Vara da Infância e Juventude na comarca e quis ouvir de cada entidade as dificuldades encontradas no exercício de suas tarefas. "A missão é complexa e queremos desenvolver um trabalho que melhore toda a atuação da rede de proteção", informou, acrescentando que a primeira reunião foi para conhecer a todos e ouvir, mas que haverá reuniões de trabalho periódicas.
O juiz acertou na medida tomada: a maior reclamação por parte das entidades envolvidas é justamente a falta de integração entre elas, e também a deficiência para exercer as ações necessárias. "Ouvidas as demandas, agora é trabalhar para atendê-las e fazer o melhor possível. Em muitas situações, podemos adequar medidas. O importante é proteger a criança, reintegrar o adolescente, sempre preferencialmente junto a sua família"-resumiu o promotor de justiça Jaime Romaquelli. De forma consensual, todos os participantes afirmaram que é muito importante o maior envolvimento das escolas, através da direção e dos educadores, em questões que envolvam os menores com algum tipo de problema.