Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Promotor diz que golpistas se aproveitam da distração das vitimas e lembra 'lição' aprendida com suspeito de estelionato, em Cáceres
Por Camila Ribeiro/HNT
26/03/2025 - 17:54

Foto: HNT TV

O promotor de Justiça de Mato Grosso, Mauro Zaque de Jesus, destacou a distração como característica em comum entre vítimas de golpes financeiros. Seja por roubo de dados ou por meio do "golpe do amor", quando criminosos encenam relacionamento para praticar extorsão, Zaque reforçou que medidas simples adotadas à rotina podem coibir a ação de bandidos. Uma das práticas é pesquisar o passado do contato.

"Pra quem vai começar a se relacionar, muitas vezes, todos os avisos estão expressos. Basta a pessoa dar uma checada e não se permitir levar pela empolgação. Checou, viu que tem algum antecedente, sai fora. Não abra espaço pra esse tipo de coisa", acentuou Mauro Zaque. 

O promotor, que está presidente da Comissão de Segurança Institucional do Ministério Público (MPMT) e também é ex-secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), ainda citou lição aprendida com suspeito de estelionato, em Cáceres (218 km de Cuiabá). O preso ironizou a condição de algumas vítimas que, segundo ele, "pedem" para cair em golpes. 

"Lembro de uma vez que estava conversando com um estelionatário em uma delegacia de Cáceres e ele batendo papo falou: 'Doutor, eu não poderia nem estar preso. Eu não faço nada. A vítima do estelionato pede pra cair no golpe. Tem gente que acorda todo dia de manhã e pensa que 'hoje quero cair no golpe, hoje quero ser assaltado', de tão fácil que é dar o golpe", compartilhou Mauro Zaque. 

"As pessoas são muito distraídas, as pessoas precisam de incorporar no dia-a-dia os procedimento mínimos de segurança", emendou. 

Entre as ações que dificultam a ação de bandidos está a escolha de senhas que evitem combinações de aniversários ou elementos sugestivos a vida do proprietário da conta. Uma alternativa é recorrer a aplicativos que formulem a sequência de letras e números, mas não deixem salvo. 

Mauro Zaque discorre sobre as mecanismos de segurança em seu novo livro: "Como não se tornar uma vítima: um guia de segurança pessoal e corporativa". Entre as dicas do promotor estão como reagir em situações de perigo e evitar o roubo de dados sigilosos. 

Carregando comentarios...