Sua receita tem o sabor e a tradição necessários para se tornar o prato oficial de Cáceres? Então chegou a hora de inscrevê-la no ‘Encantos da Gastronomia - Edição Cáceres’. Confira as regras de participação abaixo.
O Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso) abriu, nesta sexta-feira (28), as inscrições para o concurso gastronômico que elegerá o prato típico do município, localizado na fronteira com a Bolívia e banhado pelo Rio Paraguai.
A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cáceres, além do Sincovac (Sindicato do Comércio Varejista de Cáceres), busca não apenas valorizar a cultura gastronômica local, mas também impulsionar o turismo regional, destacando a cidade como um destino gastronômico singular.
"A gastronomia é um dos pilares que impulsionam o turismo e a cultura local. Com o 'Encantos da Gastronomia', temos a chance de valorizar as tradições de Cáceres e posicionar a cidade no mapa do turismo gastronômico, gerando oportunidades econômicas e fomentando o setor criativo", afirma José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Fecomércio-MT, entidade que administra o Senac no estado.
O que é o 'Encantos da Gastronomia - Edição Cáceres'?
O 'Encantos da Gastronomia' é um projeto de turismo gastronômico do Senac-MT que realiza um concurso para eleger o prato típico de um município, promovendo a valorização da culinária local e impulsionando o turismo na região.
Quem pode se inscrever?
Podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo restaurantes, bares, lanchonetes, buffets e empresas de catering, desde que sejam residentes ou estabelecidos no município de Cáceres.
Como se inscrever?
As inscrições estarão abertas entre 28 de março e 27 de abril de 2025 e devem ser realizadas no site www.mt.senac.br/pages/encantos-caceres.
O que os participantes precisam enviar na inscrição?
Cada inscrito deve enviar uma receita detalhada, incluindo:
• Nome do prato;
• Lista completa de ingredientes;
• Fotografia da apresentação final do prato;
• Breve história da receita, destacando sua origem e relevância cultural;
• Justificativa sobre por que o prato deve ser considerado típico de Cáceres.
Quais são as etapas do concurso?
O concurso será dividido em três fases:
• Seleção Inicial: uma comissão julgadora escolherá as dez melhores receitas com base em originalidade, relevância cultural e criatividade.
• Desenvolvimento e degustação: os semifinalistas contarão com a orientação de um chef de cozinha para aprimorar a ficha técnica do prato e executar a receita para avaliação da comissão julgadora.
• Votação popular: três pratos finalistas serão escolhidos e submetidos à votação da população de Cáceres no site do Senac-MT.
Qual será a premiação?
O vencedor do concurso será premiado com uma visita técnica às empresas pedagógicas do Departamento Nacional do Senac, que poderá ocorrer em Brasília-DF ou Rio de Janeiro-RJ, com custos de passagem e hospedagem cobertos pela instituição. Além disso, o prato vencedor será oficializado como o prato típico de Cáceres por meio de um Projeto de Lei da Câmara dos Vereadores. Já os participantes que ficarem em 2º e 3º lugares receberão troféus de reconhecimento.