A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 14 de abril, a campanha anual de vacinação contra a gripe (Influenza). A vacinação será realizada em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com atendimento das 08h às 11h e das 13h30 às 17h. A UBS do Distrito de Caramujo terá horário diferenciado: das 08h às 11h30 e das 13h às 15h30.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, a vacinação é essencial para evitar complicações e reduzir internações provocadas pela gripe.
“A vacina é segura, gratuita e salva vidas. Ao se vacinar, a pessoa não protege apenas a si mesma, mas também sua família, seus colegas de trabalho e a comunidade como um todo. É um ato de cuidado coletivo,” afirmou Donatoni.
A vacinação contra a Influenza é recomendada anualmente, já que o vírus da gripe sofre constantes mutações, e as vacinas são atualizadas para oferecer proteção contra as cepas mais recentes. Os casos da doença podem variar de leves a graves e, em alguns casos, levar ao óbito.
Devem procurar as unidades de saúde os seguintes grupos prioritários, levando documentos como RG/CPF, cartão do SUS, comprovante de pertencimento ao grupo especial e cartão de vacinação:
A vacinação será realizada nas seguintes UBSs: Cavalhada/Vila Irene, Vista Alegre, Cohab Nova, Vitória Régia, Santa Izabel/Marajoara, Vila Real, CAIC, Rodeio, Jardim das Oliveiras, Jardim Paraíso, Postão e Caramujo.
A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Leliliane Muniz, que organiza a campanha, destacou também a realização de plantões de vacinação nos finais de semana.
“Pensando em ampliar o acesso da população à vacina, teremos plantões em três sábados: 26 de abril, 17 de maio e 31 de maio, das 08h às 16h, em várias unidades básicas. É mais uma forma de facilitar para quem trabalha durante a semana e garantir que todos estejam protegidos,” explicou a coordenadora.
A Prefeita Eliene Liberato reforça a importância da vacinação e orienta a população a comparecer o quanto antes às unidades para garantir sua dose. “A vacina ainda é a melhor medida de prevenção”, concluiu a prefeita.