Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Senai MT ensina planejamento de carreira a 2,6 mil jovens do novo ensino médio com "Projeto de Vida"
Por Lorena Bruschi
05/05/2025 - 15:33

Foto: divulgação

Desde o início de 2025, adolescentes da rede pública de ensino que cursam o Ensino Médio integrado a um curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) têm a possibilidade de desenvolver um planejamento pessoal e profissional por meio da unidade curricular “Projeto de Vida”. O componente curricular é ofertado pelo Senai a aproximadamente 2,6 mil estudantes de 18 municípios, em parceria com a Secretaria e Estado de Educação (Seduc).

Mais do que uma unidade curricular do novo ensino médio, ela representa uma resposta direta às necessidades do mercado, com foco no planejamento de carreira e desenvolvimento das chamadas competências socioemocionais e comportamentais (soft skills). Essa abordagem preenche uma lacuna identificada entre a formação tradicional e as demandas reais da indústria mato-grossense, afirma Iago Venâncio, especialista em Educação do Senai.

“O Senai percebe que as empresas valorizam cada vez mais profissionais que sabem colaborar, se comunicar e lidar com pressão, características que muitas vezes não são o foco principal do ensino convencional. O Projeto de Vida atua, portanto, como uma ponte, preparando os estudantes para se inserirem e prosperarem em ambientes de trabalho modernos”, destaca o analista.

No total, a carga horária é de 120 horas por ano para trabalhar habilidades como inteligência emocional, relacionamento interpessoal, liderança, criatividade e resolução de problemas, capacitando os jovens a se tornarem não apenas técnicos qualificados, mas profissionais completos e adaptáveis.

A unidade curricular é ministrada pelo Senai a pedido da Seduc-MT. Para Iago, isso reforça a confiança que eles têm no ensino de qualidade que o Senai tem a oferecer para esses alunos.

As 18 cidades que estão sendo atendidas com a unidade curricular são: Alta Floresta, Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Poconé, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Metodologia Senai de Educação Profissional

O foco da unidade curricular é o ensino por competências, de forma ativa, com a Metodologia Senai de Educação Profissional. As atividades não seguem o método tradicional, que é o conteudista, e foca em abordagens ativas de ensino e aprendizagem. Com dinâmicas que promovem o protagonismo e a prática, os estudantes aprendem sobre planejamento de futuro e desenvolvem suas soft skills de forma eficaz e, muitas vezes, aprendendo sem perceber.

“Quando falamos sobre criatividade, inteligência emocional, relação interpessoal, tudo isso está sendo trabalhado com metodologias onde o aluno não fica entediado em sala de aula, pelo contrário, ele aprende em um ambiente descontraído onde ele é o protagonista e o principal motor da sua própria aprendizagem e a equipe está ali para direcionar, para orientar”, explica.

A professora do Senai Distrito Industrial e Interlocutora de Inovação, Vânia Lourenço, conta que as aulas são repletas de projetos, simulações, dinâmicas em grupo e situações reais do mundo do trabalho.

.

Senai MT oferta disciplina "Projeto de Vida"

“Percebi várias mudanças nos alunos. Eles estão mais confiantes, também vejo uma melhora na atitude: empenho nas tarefas, a persistência e superação mesmo diante das dificuldades. Trabalhar com projetos, debates e atividades em grupo ajudou a desenvolver mais respeito, empatia e colaboração entre eles”, destaca a docente.

Ela cita como exemplo o comportamento dos alunos durante o GP de Inovação do Senai. Em sala de aula, os alunos receberam um desafio real das indústrias e precisaram pensar em soluções criativas. Eles passaram por todas as fases do projeto: desde a identificação do problema, brainstorming de ideias, até a criação de um protótipo funcional.

“Foi incrível ver a evolução dos grupos, alunos tímidos se posicionando, dialogando, outros assumindo papéis de liderança, e todos trabalhando juntos”, comenta.

Carregando comentarios...

Artigos

Bodas de Cacau

30/04/2025 - 18:19