Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
TRE-MT faz neste sábado (12) atendimento na comunidade de Clarinópolis, zona rural de Cáceres
Por Esdras Crepaldi
08/07/2025 - 17:56

Foto: Ronivon Barros

A comunidade rural de Clarinópolis (distante a cerca de 56 km do centro de Cáceres) será contemplada neste sábado (12) pela Justiça Eleitoral com serviços de alistamento, revisão, transferência, emissão de segunda via e cadastramento biométrico. Os atendimentos ocorrerão na sede da Escola Municipal Clarinópolis, no horário das 8h30 às 13h. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é um dos participantes do projeto “Juizado Especial Federal Itinerante” da Justiça Federal de Cáceres, que leva vários serviços à população. 

Clarinópolis é uma localidade no município de Cáceres, formada por 650 habitantes. Dados da Justiça Eleitoral indicam que 7,30% dos eleitores aptos a votar ainda não fizeram a biometria contra 92,7% que já fizeram o cadastramento biométrico. Enquanto um eleitorado de 480 pessoas já está com situação biométrica em dia, a Justiça Eleitoral busca os 23 restantes que faltam para fechar a biometria em 100% naquela comunidade. Por outro lado, há um contingente de 50 eleitores - se somado a outras comunidades vizinhas - que precisam fazer o cadastramento biométrico. 

De acordo com o cartório eleitoral da 6ª Zona Eleitoral a participação no evento representa a oportunidade de o eleitorado ter um serviço mais perto de onde eles vivem. “A expectativa é que, por ser numa manhã de sábado, os eleitores e eleitoras possam comparecer com tranquilidade ao mutirão, em ambiente já conhecido por todos da região, aproveitando a oportunidade de regularizarem sua situação eleitoral sem precisarem se deslocar até o centro da cidade, onde fica a sede do cartório”, destaca a chefe do Cartório da 6ª Zona Eleitoral, Daniele Cavalcante Dias. 

Para a ação em Clarinópolis, o TRE-MT vai levar toda a estrutura necessária para o atendimento de eleitores e eleitoras. Serão três servidores e três kits biométricos.   Cada kit eleitoral é formado por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para cenário e para o transporte de equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A participação em ações de parceiros, prefeituras e instituições faz parte da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que tem como meta atingir no mínimo 98% de biometria no Estado.  

Carregando comentarios...