A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (24), a Operação Iter Fractum, cumprindo 12 mandados judiciais contra integrantes de uma organização criminosa que vinha aterrorizando moradores de Nova Lacerda, município a 546 km de Cuiabá. O grupo é suspeito de extorsões, ameaças, tráfico de drogas e possível envolvimento em um desaparecimento na região.
Ao todo, a operação cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos, com ordens expedidas pelo juízo da Comarca de Nova Lacerda, com base em investigações da Delegacia de Comodoro.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Mateus Almeida Oliveira Reiners, o grupo vinha intimidando comerciantes e moradores locais, frequentemente utilizando armas de fogo. Algumas vítimas não registraram boletins de ocorrência por medo de represálias, prática conhecida no meio criminoso como “salve”.
“Diversos moradores e comerciantes estavam sendo extorquidos e ameaçados. Parte deles não formalizou denúncias por temor de retaliação”, explicou o delegado.
Durante as diligências, os policiais apreenderam armas de fogo, drogas e celulares usados para cometer as extorsões. O grupo atuava principalmente com tráfico de drogas na modalidade delivery e atividades criminosas voltadas à intimidação da população local.
A Operação Iter Fractum foi coordenada pela Delegacia de Comodoro e contou com apoio das equipes das Delegacias Regionais de Pontes e Lacerda e de Cáceres, além da Polícia Militar de Nova Lacerda. O objetivo da ação é desarticular completamente a organização criminosa e garantir segurança à comunidade local.
FOTOS - PJC