O Remanso Fraterno João Gabriel, por meio do Projeto Remanso Fraterno Ponto de Cultura, realizou no último sábado, 18 de outubro de 2025, a Mostra Cultural, evento que marcou o encerramento das atividades do Ponto de Cultura.
A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer os laços comunitários, dar visibilidade ao impacto do projeto e incentivar a continuidade das ações culturais voltadas às pessoas idosas.
A programação foi cuidadosamente estruturada para apresentar o resultado das Oficinas de Teatro, Canto e Dança de Salão, realizadas ao longo de quatro meses de atividades. O grupo de teatro apresentou a peça “Memórias Cênicas de Cáceres”, que retratou com sensibilidade aspectos da história e identidade local. Em seguida, o grupo de canto “Vozes do Remanso” emocionou o público com canções que representam a cultura mato-grossense e o cancioneiro popular brasileiro. O encerramento contou com uma vibrante performance de Dança de Salão, seguida pelo tradicional Bailão do Remanso, momento de alegria, convivência e celebração entre os idosos e seus familiares.
O evento reuniu cerca de 150 a 200 pessoas, entre participantes das oficinas, familiares, visitantes e simpatizantes do Remanso Fraterno. O clima foi de alegria, integração e troca de saberes, fortalecendo ainda mais o cuidado mútuo e o senso de pertencimento da comunidade.
O público beneficiado pelo projeto é formado por pessoas idosas com 60 anos ou mais, residentes na região atendida pelo Remanso Fraterno. Entre 60 e 90 participantes encontraram nas atividades culturais um espaço de expressão, convivência e valorização de suas trajetórias de vida.
De acordo com o gestor do projeto, professor e produtor cultural João Santana, “ao reconhecer a riqueza da experiência de vida dos idosos, o projeto promoveu o fortalecimento dos vínculos afetivos, o resgate de saberes e a celebração da maturidade, fazendo da arte um instrumento de inclusão, bem-estar e pertencimento — além de promover o intercâmbio cultural entre comunidade, familiares e parceiros”.
A Coordenadora do projeto, Reinalda Carneiro Guimaraes de LIma, destacou a importância das parcerias institucionais: “em nome da Associação Remanso Fraterno João Gabriel e do Projeto Remanso Fraterno Ponto de Cultura, sentimo-nos honrados com a presença de todos e convidamos a comunidade cacerense a abraçar essa causa: oferecer aos idosos em situação de vulnerabilidade um ambiente acolhedor, inclusivo, educativo e cultural”.
O Projeto Remanso Fraterno Ponto de Cultura conta com a parceria da Prefeitura de Cáceres por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc e do Programa Cultura Viva, através do Edital de Chamamento Público nº 021/2025.