Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
AUDIÊNCIA LOTADA: População cobra melhorias no serviço de distribuição de energia na cidade
Por Marcio Camilo - Imprensa Câmara de Cáceres
06/11/2025 - 15:38

Foto: CMC

População cacerense compareceu em peso, na Câmara de Cáceres, na noite desta quarta-feira (05.11), participar da audiência pública que discutiu a concessão de energia elétrica em Mato Grosso.

O encontro foi promovido pela Assembleia Legislativa (ALTM), por iniciativa do deputado estadual Valmir Moretto (REPUBLICANOS) , e interlocução do vice-presidente da Câmara de Cáceres, Isaías Bezerra, do mesmo partido.

Durante a audiência foram inúmeras cobranças para melhorar a prestação do serviço. Moradores, especialmente da zona rural, reclamaram sobre interrupções no fornecimento e falta de energia nos assentamentos.

"Fiz aquele assentamento no maior sufoco da vida. Quem me conhece sabe o trabalho que foi. O nosso problema é a energia. Hoje estou aqui mais por causa disso. A gente luta há anos e foi negado o atendimento para as famílias. Lá não tem energia, e sem energia não tem médico, não tem água, não tem como viver com dignidade. A gente só quer ser ouvido e ter o mesmo direito que os outros.”, destacou a senhora Ana Pedrosa, presidente do Assentamento Bom Jardim do Facão.

Audiência pública sobre qualidade da energia em Mato Grosso (06.11.25)_CRED_ALMT

O vice-presidente da Câmara de Cáceres, Isaías Bezerra, destacou avanços importantes durante o encontro. Um deles foi o compromisso da Energisa de rever os prazos para corte de energia, envolvendo, principalmente, a população mais carente.

"Fizemos um compromisso com os representantes da Energisa para revisar melhor as condições e os prazos para fazer os cortes de energia", frisou o parlamentar cacerense.

Isaías também agradeceu a forma de condução da audiência por parte do deputado Valmir Moretto, e também ao presidente da Câmara, Flávio Negação (MDB), "por abrir esse espaço para que a população tivesse voz e vez".

Audiência pública sobre qualidade da energia em Mato Grosso (06.11.25)_CRED_Assessoria Dep. Moretto

Já o deputado Moretto destacou a gravidade da situação e a importância de garantir que a renovação do contrato da Energisa seja feita com transparência e responsabilidade:

“Hoje nós estamos reunidos para falar sobre uma injustiça que já dura décadas: o serviço de energia elétrica que não acompanha o crescimento da nossa região. A Energisa cobra caro, lucra, mas não entrega o básico. Cáceres é um polo regional, com grande potencial de desenvolvimento, especialmente agora. Mas como atrair indústrias se a cidade não tem energia confiável e suficiente? Enquanto isso, a Energisa segue com lucros satisfatórios, mas falta a entrega satisfatória. Nós não podemos permitir que essa renovação aconteça sem debate, sem exigências e sem transparência. Queremos que o contrato venha com obrigações claras de investimento, universalização do trifásico e atendimento digno. Quem tem lucro satisfatório não pode alegar incapacidade de investir. Cáceres merece respeito. Mato Grosso merece respeito”.

Audiência pública sobre qualidade da energia em Mato Grosso (06.11.25)_almt

O vereador Franco Valério (PSB) destacou a importância da sustentabilidade na distribuição de energia.

"Que o parlamento estadual estudasse a viabilidade dessas empresas investir em energia solar. Por que hoje a gente ainda vê a instalação de PCHs [Pequenas Centrais Hidroelétricas] em Mato Grosso. E isso é muito prejudicial ao nosso meio ambiente", disse.

Audiência pública sobre qualidade da energia em Mato Grosso (06.11.25)_almt

Já o vereador Pacheco Cabeleireiro (PP) questionou os lucros da Energisa em contrapartida aos baixos investimentos da empresa para melhorar o serviço.

"Uma empresa que fatura R$ 143 bilhões e investe menos de 10% desse valor, e mesmo assim ainda estamos falando de renovar essa concessão", questionou.

O vereador Jerônimo Gonçalves (PSB), por sua vez, ponderou que é preciso avaliar de maneira muito criteriosa a renovação de uma concessão pública.

"Uma concessão para mais 30 anos, ela precisa ser muito bem fundamentada. É preciso garantir a qualidade e continuidade do serviço. A Reginete [moradora de Cáceres] registrou 15 dias de energia no mês, ou seja, uma oscilação muito grande, onde as pessoas não conseguem rever esses prejuízos".

Audiência pública sobre qualidade da energia em Mato Grosso (06.11.25)_CRED_ALMT

Representando a Energisa, um dos gerentes regionais ouviu as queixas e afirmou que a empresa está buscando soluções e melhorias nos canais de atendimento:

“Todos os pontos levantados aqui foram anotados. Temos investido em canais digitais, que hoje resolvem mais de 95% das demandas, e seguimos trabalhando para ampliar o atendimento e trazer mais eficiência. O objetivo é ouvir a população e transformar as reclamações em ações concretas.”

O encontro reuniu autoridades, produtores rurais, líderes comunitários e representantes da empresa concessionária. Também participaram os vereadores Professor Domingos (PSB), Jorge Augusto (PP) e Pastor Junior (PL).

Carregando comentarios...