Em estado de greve, deflagrada deste a última sexta-feira (07/11), técnicos e auxiliares de enfermagem, em Cáceres, decidem dar “um voto de confiança” ao secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, suspendendo por uma semana, a paralisação da categoria, prevista para começar nesta segunda-feira.
O secretário assumiu as negociações e se comprometeu com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), em apresentar uma nova proposta que contemple os profissionais. A categoria cobra o cumprimento de um acordo, firmado em 2023, pela prefeitura, para o pagamento do piso de 45% do salário base do enfermeiro municipal.
“O pessoal (técnicos e auxiliares de enfermagem) decidiu dar um voto de confiança ao secretário de Saúde, Cláudio Henrique, que comprometeu, até na próxima sexta-feira (14/11), apresentar uma nova proposta para resolver, de vez, a situação e evitar a paralisação” afirmou o presidente do SSPM, Fábio Lourenço.
A direção sindical e os vereadores que acompanham a manifestação dos agentes de saúde veem o não cumprimento do acordo, como “falta de vontade pol
“O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do 2º quadrimestre de 2025, apresentado pela própria administração comprova que existem recursos. A administração está com a faca e o queijo nas mãos”, resumiu o presidente do SSPM, citando que “Os números são oficiais. A desculpa legal que usaram para adiar o pagamento não existe mais. Acordo é para ser cumprido”.
Principal aliado dos servidores e ferrenho crítico da prefeita, o vereador Cesare Pastorello disse que “quem foi chamado de herói na pandemia, agora é tratado como despesa” e acrescentou dizendo que “ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas se fez tem que cumprir”.
Da base aliada da prefeita Eliene Liberato, a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira, em pronunciamento na Câmara, se manifestou favorável aos auxiliares e técnicos de enfermagem. “O acordo foi firmado. Estão (técnicos e auxiliares de enfermagem) lutando por um movimento justo”.
Relatório da Gestão Fiscal (RGF) do 2º Quadrimestre de 2025 apresentado pela administração, comprova que o índice de gasto com pessoal está em 46,84%, abaixo do limite estabelecido no acordo (51,00%) e do limite prudencial da LRF (51,30%). O que aponta que a prefeitura dispõe de todas as condições legais e financeiras, mas não cumpre o acordo.
Um demonstrativo interno da própria prefeitura, datado de 17 de setembro de 2025, calcula o impacto financeiro exato do reajuste em R$ 1.975.034,04 anuais, o que está dentro do orçamento, já que mesmo somando o R$ 1,9 milhão do reajuste, a despesa com pessoal subiria dos atuais 46,84% para apenas 47,28%.