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Escola Municipal Dom Máximo Biennes conquista o primeiro lugar na Mostra de Educação Científica do Pantanal categoria Mirim
Por Esdras Crepaldi
11/11/2025 - 09:38

Foto: reprodução

A Escola Municipal Centro Educacional Dom Máximo Biennes foi destaque na 12ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal, realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), conquistando o 1º lugar na categoria Iniciação Científica Mirim com o projeto “Jogos e Brincadeiras de Ontem e Hoje: um resgate cultural com consciência ambiental”.

O trabalho, desenvolvido pelos jovens pesquisadores Bianca Silva Ramos, Eloise de Sousa Corrêa, Jordhã Gomes Figueiredo e Luiz Gabriel Silva Delcaro, teve a orientação da professora Patrícia Silva de Sousa, que percebeu que muitas crianças já não sabiam mais brincar fora do ambiente digital. A partir dessa constatação, propôs ao 4º ano uma jornada de redescoberta das brincadeiras tradicionais, incentivando o convívio, a cooperação e o respeito às regras.

O resultado foi um livro produzido pelos próprios alunos, pesquisado, escrito e ilustrado por eles, que transformou a percepção do brincar dentro da escola. Mais do que uma pesquisa, o projeto se tornou uma experiência de aprendizado coletivo, de valorização cultural e de consciência ambiental.

A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (07.11), no auditório Maria Sophia Leite, em Cáceres. O evento, promovido pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim/Unemat), contou com a participação de 20 escolas, que apresentaram 164 trabalhos científicos. Desses, 15 foram premiados, demonstrando o alto nível da competição em 2025.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, comemorou o excelente desempenho da rede municipal, destacando o talento e a dedicação das equipes escolares.

“A participação da rede municipal foi brilhante, especialmente na categoria mirim. Tivemos o primeiro lugar com a Escola Municipal Centro Educacional  Dom Máximo Biennes e o segundo lugar com a Escola Vila Real, ambas surpreendendo com projetos únicos e muito bem executados”, ressaltou o secretário Fransérgio.

O 2º lugar ficou com o projeto “Reciclando, brincando, preservando e aprendendo”, da Escola Municipal Vila Real, desenvolvido pelos pesquisadores Elis da Cunha, Gabrielly Borges, João Lucas Santos e Matias Renato Prado, sob orientação do professor Edson de Jesus dos Santos. A iniciativa mostrou como a criatividade e a sustentabilidade podem caminhar juntas no processo de aprendizagem.

A professora Patrícia Silva de Sousa, coordenadora do projeto vencedor da escola Dom Máximo, destacou o impacto da proposta no comportamento e na convivência entre os alunos. “Eles aprenderam a brincar de novo, a dividir, a cooperar e a respeitar o outro. Foi uma transformação dentro e fora da sala de aula”, relatou Patrícia.

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