“A política é instrumento de transformação social. Trazer esse debate para dentro da escola é fundamental para preparar jovens mais conscientes e participativos.” Com esta afirmação, o diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cáceres, Henrique Barcelos, deu o tom da palestra de abertura do Projeto 2º Concurso de Redação, realizado em parceria com a Escola Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes. O evento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (14.11), marcou o início do projeto na escola que tem como tema central “A importância da política na formação cidadã dos estudantes”.
A ação, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres, busca engajar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Militar Tiradentes em uma reflexão sobre o papel da política em suas vidas e na sociedade como um todo. Durante a abertura, que aconteceu às 8h, Barcelos enfatizou a necessidade de aproximar os jovens do universo político, fomentando a consciência e a participação ativa.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Ellen Aparecida dos Santos, complementou a fala de Barcelos, reforçando o compromisso da instituição em estimular o desenvolvimento do senso crítico e da cidadania entre os estudantes. “Nosso objetivo é incentivar cada estudante a refletir, questionar e compreender seu papel enquanto cidadão. A redação é um meio poderoso para despertar essa consciência”, declarou Ellen.

O presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação (MDB), expressou seu reconhecimento à direção da Escola Militar Tiradentes – representada pelo Diretor Coronel Júlio Martins de Carvalho, pelo 2º Tenente Jatobá e pela Coordenadora Luzia Pinto de Araújo – pelo acolhimento e parceria na realização do projeto. "A colaboração entre as instituições é vista como fundamental para fortalecer a educação cidadã no município", afirma o parlamentar.

O Projeto 2º Concurso de Redação se estenderá pelas próximas semanas, com os alunos envolvidos em diversas atividades que visam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, estimular a leitura e a produção textual.
Primeiro concurso na reta final
Vale lembrar que o primeiro concurso de redação promovido pela Escola do Legislativo está em sua reta final. A iniciativa anterior, que teve início no mês de agosto, envolveu os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Onze de Março (CEOM).

Os vencedores de ambos os concursos serão agraciados com prêmios significativos: um notebook para o primeiro lugar e dois tablets para o segundo e terceiro colocados.
O projeto, que engloba tanto o ciclo de palestras quanto os concursos de redação, tem como objetivos principais aproximar o Poder Legislativo da população, evidenciando seu funcionamento e sua importância para o desenvolvimento da cidade, além de despertar nos jovens o interesse e a vontade de participar ativamente da vida política.