O projeto conta com cursos gratuitos intensivos por especialistas nacionais a atletas, técnicos e academias de Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Aripuanã e Cáceres
A Federação Mato-Grossense de Kung Fu Wushu (FMKFW) inicia, neste fim de semana, um ciclo de oficinas gratuitas de Taolu Tradicional, Shuaijão e Sanda voltadas à formação continuada de atletas de cinco municípios do Estado. São competidores que já acumulam centenas de medalhas em torneios regionais, nacionais e internacionais. A iniciativa busca fortalecer o desenvolvimento da modalidade, mantendo o ritmo de conquistas que impulsiona o Brasil na campanha por maior destaque mundial e pela futura inclusão do Kung Fu Wushu no programa oficial dos Jogos Olímpicos. As atividades serão realizadas na Escola do Projeto Social de Kung Fu Wushu, no bairro CPA 4.
A programação faz parte do projeto “Fomento KungFu MT 2025: Competições nacionais”, patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), com início na sexta-feira (19.12), por atletas da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu, representantes de Mato Grosso: a professora e atleta Brenda Silva dos Santos com o aperfeiçoamento do “Taolu Tradicional”; “Sanda”, com Gabriel Almeida Pedroso; e “Shuajião” com o professor Luiz Alberto Soares Maciel Filho.
O “Fomento Kung Fu MT 2025” foi planejado como uma resposta direta aos desafios que a modalidade enfrenta há anos em Mato Grosso: que não se resumem à falta de competições, mas envolvem questões mais profundas, como a dificuldade de acesso à formação continuada, os custos elevados de deslocamentos para grandes centros e a necessidade urgente de elevar o nível técnico dos instrutores, que são responsáveis por multiplicar conhecimento nas academias e projetos sociais.
A Federação buscou criar um ciclo de desenvolvimento que seja realmente capaz de produzir efeito de médio e longo prazo. Por isso, consiste em trazer especialistas de renome nacional para ministrar cursos práticos e intensivos em Cuiabá, utilizando da infraestrutura técnica e a sede da FMKFW, que deve atingir centenas de atletas e diversas academias de Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Aripuanã e Cáceres.
Além do alcance indireto a outros municípios, a ação dará acesso ao aperfeiçoamento sem que precisem arcar com os custos de viajar para os grandes centros, pois contará com atletas de renome de outros Estados, no decorrer do ano de 2026.
O projeto também contempla serviços e materiais que abrangem não somente a qualificação técnica, como a estruturação do ambiente competitivo necessária para a realização do 20º Campeonato Mato-grossense de KungFu Wushu, equipamentos apropriados para as modalidades de Taolu, Sanda e Shuaijiao, e a viabilização do deslocamento da delegação mato-grossense ao 5º Campeonato Tradicional de KungFu Wushu, em São Paulo (SP), de 19 a 23 de abril de 2026.
PROGRAMAÇÃO
A contemplação do projeto oportuniza o aperfeiçoamento gratuito aos atletas de 19 a 21 de dezembro de 2025, com as Oficinas de Aprimoramento (Taolu, Sanda, Shuaijiao), nos períodos matutino e vespertino, com atividades teórica e de práticas, com profissionais de Mato Grosso.
Após, será conduzido com técnicos de renome do Brasil, vindos de outros Estados. Nos dias 09 e 10 de janeiro de 2026 o ciclo de fortalecimento do esporte continua com a profissional Edineia Camargo para o "Curso de Qualificação: Sanda – Categorias de Base".
Já no final de janeiro, de 28 a 01 de fevereiro de 2026, segue com o profissional João Ferreira da Silva Junior, especialista nacional em Taolu, para ministrar o "Curso de Qualificação: Performance em Taolu Esportivo"
No mesmo período, de 30 a 31 de janeiro será realizado o 20º Campeonato Matogrossense de KungFu Wushu. Em seguida, retornam com os cursos, entre os dias 03 e 08 de fevereiro, com Edson Aparecido Gonçalves da Silva, para ministrar o "Curso de Qualificação: Treinamento em Alto Rendimento de Sanda Profissional".
O diferencial deste curso com o técnico Edson é que que será aberto a atletas e técnicos de elite de todas as modalidades de artes marciais. Inclui táticas avançadas de combate, preparação física e psicológica, análise de vídeos e mentoria para carreira no alto rendimento.
32 ANOS DE FEDERAÇÃO
A FMKFW é filiada à Confederação Brasileira de KungFu Wushu (CBKW), reconhecida pelo COB e pela International Wushu Federation, o que garante sua integração ao sistema esportivo nacional e internacional. Ao longo de sua atuação, a federação consolidou experiência técnica e organizacional, promovendo dois Campeonatos Brasileiros (2009 e 2017), o 1º International Wushu Championships (2013) e 19 edições do Campeonato Mato-grossense, reunindo atletas de diversos estados e países e confirmando seu protagonismo na modalidade em Mato Grosso.
Mais informações pelo contato (65) 99925-5842.