Sexualidade na Terceira Idade
Por por Irani Marangão
10/05/2012 - 20:55
“A sexualidade e o interesse sexual na vida avançada refletem os padrões da vida inteira”
(Eliopoulos)
Sabemos que a sexualidade não é o ato sexual em si, e sim uma forma de cada um agir, pensar e perceber as coisas como um todo. Inclui o amor, calor, o carinho assim como o compartilhar entre as pessoas, além da identificação de um papel sexual.
Discorrer sobre a sexualidade na terceira idade é enfrentar os tabus e preconceitos que essa geração não tem a liberdade em expressar os sentimentos sobre as questões sexuais. A sociedade contribui para que os idosos tenham este sentimento, pois sempre foram imaginados como os que estão se despedindo da vida: aposentou-se do seu trabalho, da sua função tem de se aposentar da vida, este conceito faz com que as pessoas da terceira idade sintam se privadas da sua sexualidade e lazer. Tais conceitos equivocados e preconceituosos é uma injustiça para as pessoas de todas as idades, além de reforçarem o medo e a aversão que os jovens têm de envelhecer.
Homens e Mulheres devem estar conscientes das mudanças que estão ocorrendo em seu corpo, sendo que o “envelhecimento” esta atrelada as mudanças BIOPSICOSSOCIAIS. Os idosos que reconhecem as modificações, no que refere aos aspectos físicos, sentimentais, emocionais e as sensações não sofrem deterioração, podendo ter a sexualidade até o fim da vida. Desde que invista mais em toques, beijos, carícias, afetos e muito carinhos, como também que seja aceita através do reconhecimento pela sociedade. A idéia de satisfação e realização pessoal amplia as possibilidades de uma sobrevida saudável e digna.
Sabe-se que as questões sexuais sofrem influencias marcantes em cada cultura, podem forçar o individuo a ficar a margem de informações importantes para o desenvolvimento de sua sexualidade. A evolução dos relacionamentos está trazendo a tona questões que envolvem desde auto-estima até o desempenho sexual.
A terceira idade trata-se de uma população de um período da história que teve uma educação rígida e conservadora pela cultura religiosa. A qualidade da sexualidade de um casal na terceira idade vai depender de como foi o alicerce do relacionamento deste casal até o momento, onde estamos falando da reciprocidade, fidelidade, lealdade, da expressão do amor no decorrer da vida, da compreensão mutua, assim como o casal que se preservou da intrusão de terceiros, fatores que foram descritos acima.
O envelhecimento é o acumulo de conhecimento gratificante das experiências que veio de encontro com interesses pessoais íntimos. Não é correto afirmar que o sexo depois de muitos anos se murcha, fica sem graça durante os anos de casamento, vale lembrar que a vida sexual é o reflexo dinâmico da vida das pessoas.
O respeito ao próximo vem da vontade em deixar os seres humanos livres para uma vida sexual sem preconceito determinados, fazendo com que a sociedade seja justa e igualitária.
Então podemos afirmar que a sexualidade esta presente na vida das pessoas da terceira idade e manifestada de diversas formas através dos sentimentos afetivos expressos, e não exclusivamente pelo contato genital. Estar na terceira idade não diz estar no fim, e sim estar a cada dia experimentando novas sensações prazerosas, realmente vivendo a cada dia um novo dia e novas experiências.
Irani Marangão
Psicóloga e Terapeuta Sexual.
E-mail: terapiasexualmt@hotmail.com