Prefeitura de Cáceres confirma realização do FIPe
Por A Gazeta
30/03/2013 - 08:04
Aproximadamente 2 mil empregos temporários serão gerados durante o 33º Festival Internacional de Pesca Esportiva 2013 (FIPe), que será realizado de 1º e 05 de maio em Cáceres.
Durante o evento, a organização do festival esperada receber 50 mil visitantes, que deverão injetar cerca de R$ 10 milhões na economia do município.
“O FIPe, é um dos principais eventos da nossa região e o seu incentivo ajuda a aquecer a economia local, gerando renda e emprego para milhares de pessoas”, afirma o prefeito da cidade, Francis Maris Cruz (PMDB).
A expectativa maior é para o aquecimento no setor de serviços, como restaurantes e a rede hoteleira, aponta o gerente administrativo e financeiro da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cáceres (CDL/Cáceres), Reinaldo Cebalho Ferreira, citando o comércio de confecções também como beneficiada pela presença dos turistas.
Além dos 5 dias de programação, Ferreira ressalta que o evento é uma oportunidade de “conquistar” turistas para o restante do ano. “Inclusive têm pousadas que recebem os mesmos hóspedes, que retornam depois”. Mas para que isso seja frequente, os empresários da região cobram do setor público melhorias na infraestrutura.
Programação
Paralelo ao festival, realizado desde 1981, estão programados mais 2 eventos: a Feira Náutica, que reunirá empresas do segmento para apresentar produtos e novidades do setor de pesca; e a Conferência de Pesca e Meio Ambiente, que pretende receber a sociedade civil, pescadores e empresários para discutir políticas públicas relativas à pesca, além do trabalho sustentável.
Também fazem parte da programação atividades culturais como shows, exposição de fotografias, artesanato e outras artes.
Além da pesca, outros esportes terão espaço na programação, como torneios de vôlei e futebol de praia, handbeach, truco, bozó e dominó.
Provas de pesca
As competições da FIPe são divididas em 3 categorias: InfantoJuvenil, Canoa e Embarcada Motorizada, prova que dura cerca de 8 horas e costuma reunir um público de 30 mil pessoas.
A organização prevê uma média de 450 peixes pescados durante o evento, que são soltos, após a prática.