Cáceres sedia na próxima semana seminário 'Em Defesa das Cabeceiras do Pantanal'
Por assessoria/CIDESAT
05/04/2013 - 08:28
Estão abertas as inscrições para o seminário “Em Defesa das Cabeceiras do Pantanal”, a ser realizado nos dias 10 e 11 deste mês (abril) no Auditório da Agronomia na Universidade Estadual do Mato Grosso – Campus Cáceres.
A inscrição é gratuita e são limitadas. Elas podem ser feita pelos e-mails: angelo@wwf.org.br e ikedac@gmail.com
O evento que tem apoio da prefeitura de Cáceres e terá palestras, debates e oficinas que reunirá representantes dos setores públicos e da sociedade civil organizada de 20 municípios do arco das nascentes do pantanal.
Durante o evento será apresentado o resultado de um estudo que analisou os riscos ecológicos da Bacia do Rio Paraguai.
O objetivo do estudo foi identificar a situação dos componentes ecológicos que garantem a integridade dos sistemas aquáticos desta bacia hidrográfica, que abrange quatro países: Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai.
Essa análise pode ser utilizada pelos governos dos quatro países que a compartilham, assim como as organizações da sociedade civil, para desenvolver uma agenda positiva de adaptação do Pantanal às mudanças climáticas buscando a sua implantação para aumentar a resiliência e diminuir a vulnerabilidade da bacia.
Os resultados desse estudo também podem promover a gestão integrada e transfronteiriça dos recursos hídricos.
A idéia dos organizadores do evento, é que o publico presente conhecendo as ameaças isoladas ou em conjunto que afetam o Pantanal, possam ser estabelecidas políticas públicas positivas, integradoras e articuladoras com diversos setores para garantir a harmonia social, econômica e ambiental na região.
Dentro da articulação para desenvolvimento dessa política de sustentabilidade, no XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias - realizado em novembro de 2012, na cidade de Cuiabá - foi aprovada uma Moção intitulada Em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.
Para que esse pacto aconteça, é necessário o esforço conjunto e a integração entre todos os municípios que compõem a região das cabeceiras e entre os entes federais e estaduais.
Este esforço conjunto também deve ser feito no sentido de promover linhas de financiamento destinadas a estimular práticas de conservação e proteção de nascentes, recuperação de mata ciliar, entre outras.
Além de ser um espaço para a troca de experiências e de reflexão sobre a necessidade de recuperar e conservar a região, o encontro também marcará o início da construção de um pacto e de uma agenda positiva em defesa do Pantanal.
veja a PROGRAMAÇÃO completa: ACESSE
http://www.jornaloeste.com.br/?pg=noticia&idn=25690