Toyota lança nova linha Corolla 2014
Por Diário de Cuiabá
14/04/2013 - 11:27
A Toyota apresenta a Linha Corolla 2014. O modelo, líder do segmento dos sedãs médios no mercado brasileiro por quatro anos consecutivos, está à venda nas concessionárias desde o dia 27 de março.
A marca mantém as consagradas versões GLi e XLi, com transmissão automática de quatro velocidades ou manual de seis velocidades e motor de 1.8L 16V Flex, e Altis, XRS e XEi, com câmbio automático de quatro velocidades e motor de 2.0L 16V Flex.
A central de multifunções, que equipa as versões Altis XRS e XEi do Corolla 2014, agrega diversas funcionalidades em sua tela de 6,1 polegadas. São elas: Navegador (GPS), Câmera de ré, Sistema de áudio e Bluetooth.
O GPS integrado para navegação poder ser visualizado em 2D ou 3D. Essa função conta com tecnologia complementar 3D Gyro® e Speed Pulse®, que analisa o posicionamento e andamento do veículo através de referenciais inerciais e evita a perda de navegação por eventual sombra no sinal da constelação de satélites ao percorrer o interior de túneis, garagens, encostas de morros, entre outros.
O sistema de navegação possui buscas por endereço, CEP, nome, estabelecimento, histórico, latitude, longitude e guia de voz com opções em português e inglês. Outra função importante ao motorista é o gerenciador ecológico, que informa, em tempo real, se o modo de condução está econômico e ecológico. Isto é, se o motorista dirige sem acelerações e frenagens bruscas.
A câmera de ré, instalada na tampa do porta-malas, tem visualização na tela de LCD nas versões Altis, XRS e XEi (anteriormente, estava disponível somente para a versão Altis, com tela no retrovisor interno). Seu acionamento acontece ao engatar a marcha ré.
A central também incorpora um novo sistema de áudio com comandos do rádio AM/FM e CD Player, que reproduz arquivos de MP3, AAC e WMA, feitos por sua tela touchscreen. Completa o conjunto do sistema de áudio, a entrada USB, presente nas versões Altis, XRS e XEi, e a entrada de conexão Auxiliar (Aux-In), compatível com iPhone® e iPod®, em todas as versões.
Para completar as novas modificações, os comandos de Bluetooth passaram para a tela de LCD, otimizando a conexão com aparelhos eletrônicos. As versões Altis e XEi permanecem com o comando também no volante.
ITENS DE SÉRIE - A lista de equipamentos continua com itens de série que consagram o Corolla como um dos sedãs médios mais confortáveis do mercado brasileiro.
Desde sua versão de entrada, a linha Corolla 2014 conta com alarme com fechamento na chave e travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com filtro de poeira, travas e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20mm) e profundidade (até 40mm), tomada de 12 volts localizada no console central - dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.
Complementarmente, a versão GLi traz vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas elétricas. Sem a tela de LCD touchscreen, o computador de bordo oferece seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal há sistema ABS de freios.
O Corolla GLi também conta com painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme e fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave. Nesta nova linha, o modelo deixa de oferecer banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central e o sistema de ar-condicionado passa a ser manual.
O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex oferece o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, que são eletronicamente retráteis, bancos em couro, bancos traseiros bipartidos com descansa-braço central, Cruise Control e a tela de LCD touchscreen.
O Corolla mais requintado é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva e faróis de xenônio com regulagem automática de altura e lavadores.
DIRIGIBILIDADE - A linha Corolla 2014 proporciona a excelente dirigibilidade que o eleva como um dos mais reconhecidos veículos do mercado nacional.
A linha Corolla 2014 vem equipada com os consagrados motores 1.8 litro 16V Dual VVT-i Flex (nas versões GLi e XLi) e 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex (para as versões Altis, XRS e XEi), dois dos propulsores mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. De construção leve e compacta e com alta rigidez, esses propulsores adotam bloco e cárter de alumínio. A potência máxima do motor 2.0 é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. A taxa de compressão é 12,0:1, o que otimiza a performance com álcool. No motor 1.8, a potência máxima é de 144 cv, com álcool, a 6.000 rpm e de 139 cv, com gasolina, a 6.000 rpm, enquanto o torque atinge 18,6 kgf.m a 4.800 giros com álcool e 18 kgf.m a 4.000 giros, com gasolina. A taxa de compressão é também de 12,0:1.
Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, os motores da linha Corolla utilizam velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. Também se fazem presentes no motor componentes que minimizam a suscetibilidade à manutenção, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados – este último, além de reduzir o atrito no funcionamento do conjunto, contribui para melhora do consumo.
O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão a ambos os motores do Corolla um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento. O grande diferencial desses propulsores, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i) na admissão e escape da câmara de combustão, que resulta em melhor desempenho e menor consumo.
O Corolla é equipado com transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que tem relação de marchas adequadas à motorização de dois litros Flex e opção de trocas sequenciais, que podem ser feitas na alavanca de câmbio ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante, nas versões Altis, XRS e XEi.
As cores disponíveis são: Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Austral, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Urano e Azul Cosmos.