Sinop tem 3 casos suspeitos de gripe H1N1
Por Diário de Cuiabá
19/04/2013 - 08:34
Três casos suspeitos de gripe H1NI estão sendo investigados no município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). São duas crianças, uma de 11 anos e outra de apenas três meses, e um adulto, um homem de 35 anos, que apresentaram os sintomas da doença.
O homem é o único que permanece internado, porém seu estado de saúde seria estável e estaria evoluindo para uma possível cura, conforme informações da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
As duas crianças também estiveram internadas, porém receberam alta médica anteontem. Um delas, o menino de 11 anos, foi quem apresentou o quadro mais grave e chegou a ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva(UTI).
O bebê de três meses nasceu e não teria saído de Sinop. Já as outras duas pessoas estiveram em viagens recentes fora do estado de Mato Grosso. O menino retornou de uma cidade do Pará no final de janeiro.
Conforme a coordenadora da Divisão de Vigilância, Raquel de Sousa Ferreira, a terceira vítima, o homem de 35 anos, chegou recentemente dos Estados Unidos. Quando desembarcou em Sinop, informa Raquel, ele já apresentava os primeiros sintomas semelhantes ao da gripe HIN1(causada pelo vírus Influenza A), principalmente crise respiratória, dificuldade para respirar com picos de falta de ar.
Raquel Ferreira ressalta que não há relação entre os três casos porque as vítimas não tiveram qualquer contato e vivem em diferente região da cidade.
Ontem, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde(SES), informou que os exames que podem diagnosticar a doença estão sendo realizados em Cuiabá, no laboratório público estadual(MT-laboratório), mas não há data para divulgação dos resultados.
Na primeira semana deste mês, uma criança de um ano e 11 meses morreu em Cáceres (230 km a oeste de Cuiabá) com sintomas da doença. O resultado do exame desse caso deve sair nos próximos dias.
Já são 8 casos suspeitos de H1N1 notificados este ano, segundo dados da SES. O único com diagnóstico laboratorial concluído apresentou resultado negativo para o vírus Influenza A. Os demais ainda estão sob investigação.
Em 2012, três pessoas morreram da doença em Mato Grosso. A SES registrou nesse mesmo ano 115 notificações, das quais 24 foram confirmadas em análise laboratorial.
VACINA - Pouco mais de 500 mil pessoas devem ser imunizadas em Mato Grosso contra o vírus Influenza A na campanha que está em curso e se estenderá até o dia 26. O problema é que a vacinação tem público específico, ou seja, não atinge toda população. A prioridade são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, mulheres grávidas ou que em pós-parto de até 45 dias, detentos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos.