Porto de Santo Antonio das Lendas começa a operar em 2014
Por assessoria
18/04/2013 - 16:08
O maior gargalo de Mato Grosso está com os dias contados, uma alternativa em logística economicamente vantajosa está sendo desenvolvida visando acelerar, facilitar e baratear o escoamento de parte da produção do agronegócio de Mato Grosso.
Na última sexta-feira (12), ocorreu em Tangará da Serra uma reunião com o Movimento Pró Logística, onde foi apresentado o planejamento estratégico para ampliação e melhoramento da logística em Mato Grosso através de investimentos em hidrovia, ferrovia e rodovia em parceria com o Governo Federal.
O Movimento Pró-Logística formada por entidades dos setores agropecuário, industrial, comercial e da sociedade civil organizada busca acompanhar todos os investimentos e projetos de logística estratégicos para o Estado baseados em estudos técnicos que possam indicar a viabilidade de modais de transporte.
Em um estudo técnico do Movimento apresentado ao Governo Federal e já aprovado vai garantir a escoamento da produção até 2014 pela Estação de Transbordo de Carga (ETC) – Santo Antônio das Lendas localizado a 80 km do município de Cáceres, que através da hidrovia seguirá até o Porto de Rosário na Argentina e Porto Nueva Palmira no Uruguai facilitando a saída da safra de soja, milho, algodão e madeira de reflorestamento ao Oceano Atlântico.
Essa rota de aproximadamente 380 km iniciará no Entrocamento da MT 358 em Tangará da Serra e passará pelos municípios de Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Araputanga, Salto do Céu, Lambari D’Oeste, Curvelândia, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Cáceres que entrará pela BR 174 até ao ETC.
Para o deputado Ezequiel, essa rota representa um impacto econômico inestimável aos municípios, agregando valor à região que passará a ser a saída da produção do agronegócio, atendendo toda demanda do setor da região em um raio de 400 quilômetros, além de atuar fortemente na produção agropecuária regional, gerando emprego e renda e contribuindo para o superávit da balança comercial brasileira. “A rota representará um avanço para a região oeste”.
O ponta-pé inicial do projeto se dará no próximo dia 02 de maio com a realização do Estradeiro/Expedição Santo Antônio das Lendas com a participação de empresários e membros de entidades do setor produtivo e representantes públicos. A comitiva percorrerá um trecho de aproximadamente 400 quilômetros passando pelos municípios que farão parte da rota. O objetivo será mobilizar o poder público e a sociedade do potencial do escoamento da produção pela hidrovia Paraguai-Paraná.