Escola Técnica de Cáceres será construída após intervenção de Ezequiel
Por assessoria
14/05/2013 - 15:20
O deputado Estadual Ezequiel Fonseca (PP) cobrou na manhã desta terça-feira (14) do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello Bastos, a construção da Escola Técnica Estadual (ETE) no município de Cáceres, durante a segunda reunião da Comissão de Educação Ciência, Tecnologia da Assembleia Legislativa. O secretário afirmou que a licitação será realizada no mês de junho e as obras iniciadas no segundo semestre deste ano. Segundo ele, a ETE será a mais moderna do Estado e atenderá cerca de 1.200 alunos.
O deputado Ezequiel Fonseca agradeceu o esforço do secretário e pontuou os avanços. No entanto, considerou que é urgente a ampliação dos cursos profissionalizantes no Estado, em especial, na região sudoeste que compreende 21 municípios carentes de muitas tecnologias. “Além da melhoria educacional, a ETE estará levando desenvolvimento social e econômico para a região, preparando os jovens para o mercado de trabalho”, avaliou.
Durante a reunião, o parlamentar observou a importância de retomar o MT Preparatório e o programa Etanol Batata Doce Industrial. “Quero pedir o apoio da SECITEC na implantação do programa de produção de etanol com fonte de matéria prima a batata doce, em Mirassol D’Oeste, que possui todos os quesitos para desenvolver essa tecnologia”.
Ezequiel acredita que será importante para os trabalhadores rurais do município essa nova visão tecnológica, que garantirá renda para as famílias.
O secretário observou que o MT preparatório será transformado em uma ação de imediação tecnológica da secretaria, ampliando a realização de cursos; quanto ao pequeno produtor, Rafael Bastos contou que uma nova proposta está sendo criada para fixar o homem no campo e citou o programa do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrario (MDA) e secretaria de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura de transferência de embrião, que deverá aumentar a capacidade de produção dos trabalhadores da agricultura familiar. “O deputado é o representante legítimo da população, pois é quem recebe as cobranças, é importante selar esse compromisso de integração da Assembleia com a secretaria”.
Também participaram da reunião, o presidente da Comissão de Educação, deputado Alexandre César e o deputado João Malheiros.