· Mais de 34 mil títulos são cancelados em Mato Grosso
Por Diário de Cáceres
16/05/2013 - 06:33
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que 34.527 mato-grossenses tiveram o título de eleitor cancelado. Trata-se de pessoas que não votaram nas últimas três eleições consecutivas e que não compareceram junto à Justiça Eleitoral para regularizar a situação. O prazo terminou em 25 de abril.
Dados divulgados pela Secretária de Tecnologia da Informação do TRE demonstram que a procura pela regularização foi pequena em todo o Estado. De 39.615 eleitores que estavam sujeitos ao cancelamento, apenas 4.956 procuram um cartório eleitoral para resolver a questão, o equivalente a 12,5% do total.
Os municípios com o maior quantitativo de cancelamento foram, justamente os maiores colégios eleitorais do Estado: Cuiabá (7.186), Várzea Grande (2.740), Cáceres (1141), Rondonópolis (2.149) e Sinop (1668).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país foram cancelados mais de 1,3 milhão de títulos eleitorais.
O cidadão com o título de eleitor cancelado não pode obter certidão de quitação eleitoral. Sem este documento a pessoa fica impedida de exercer diversos direitos, entre eles: obter carteira de identidade, tirar passaporte, efetuar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino e tomar posse em cargo público.
Para regularizar o título cancelado, é preciso procurar o cartório eleitoral da cidade em que se reside. Os interessados devem ter em mãos um documento com foto e comprovante de endereço atualizado. Além disso, podem ter arcar com eventuais multas que tenham perante a Justiça Eleitoral. (Com informações da assessoria)