Prefeito e secretários expuseram dificuldades a funcionários
Por Thiago Almeida/assessoria
15/06/2013 - 09:19
Foto: Ronivon Barros/Ascom
A convite do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM), Claudiney Silva, o prefeito Municipal de Cáceres, Francis Maris Cruz, participou de assembleia extraordinária da instituição. Na reunião que aconteceu nesta sexta-feira (14.06), na sede do Sindicato, o prefeito fez um breve relato das ações desenvolvidas pela Prefeitura com o objetivo de diminuir o gargalo gerado pela baixa arrecadação do município, principalmente no que diz respeito à regularização do pagamento dos servidores públicos.
A frágil situação econômica do município, de acordo com Francis Maris, é uma das grandes preocupações. As constantes reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tem gerado dificuldade para o pagamento das contas da Prefeitura. O prefeito destacou também que, mesmo com um aumento significativo na arrecadação do IPTU, de foi de 16% desde o início da campanha, as demandas judiciais de bloqueios de recursos obrigaram a Prefeitura a quitar débitos como os Precatórios e também as dívidas com a Previdência Social, impediram a regularização da folha de pagamento.
Francis destacou que, desde o início da gestão, a prioridade tem sido a regularização dos pagamentos e a valorização do Servidor Público. “Estamos trabalhando para regularizar esta situação com a maior brevidade possível. Estamos buscando fontes para aumentar nossa arrecadação. Queremos trazer empresas interessadas em implantar filiais em Cáceres, e incentivando a produção agrícola e agropecuária na região”, afirmou.
Para reduzir ainda mais o impacto gerado pelos atrasos nos pagamentos, a secretaria de Finanças informou durante a reunião que estará realizando ainda neste sábado (15.06) o pagamento dos vencimentos referentes ao mês de maio para os 866 servidores que recebem até R$ 2.000,00. A próxima faixa salarial deverá ser paga ainda na próxima semana, contemplando mais 200 funcionários.
Na oportunidade, Francis Maris apresentou o novo secretário de Planejamento do Município, Leandro Xavier, confirmando o interesse da gestão em valorizar o servidor público nomeando para cargos de confiança e de coordenação trabalhadores concursados pela Prefeitura. Além disso, também informou que está em negociação com os procuradores municipais para a revisão da Lei que dá direitos extras à categoria. “Várias questões já foram suprimidas, e estamos negociando o valor referente à reposição salarial”, concluiu.
Também participaram da reunião o secretário de Saúde, Luiz Landim, o secretário de Finanças, Odner Sá, a secretária de Administração, Célia Égues, e o secretário de Governo, Neto Gouveia.