IFMT realiza audiência em Cáceres para debater com a comunidade os programas Mulheres Mil
Por Edna Pedro/assessoria
17/07/2013 - 11:19
A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT e o Campus da instituição em Cáceres realizam nesta quinta-feira, 18 de julho, às 19 horas, audiência pública para debater a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Mulheres Mil. A audiência será realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Cáceres e reunirá instituições e a comunidade para apresentar as linhas de atuação dos programas e colher demandas de cursos prioritários para a população.
Mulheres Mil
O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação.
O programa surgiu em 2005 como uma política pública de acesso à educação profissional para beneficiar mulheres brasileiras em vulnerabilidade social. Em Cáceres, o IFMT já atendeu por meio do programa 100 mulheres com o curso de Culinária Regional.
Estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável - o programa promove a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que as mulheres atendidas consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O programa tem entre os propósitos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores e aumentar os recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica.
O Campus Cáceres Já desenvolve pelo Pronatec o curso Técnico em Agroecologia, no Núcleo Avançado do Pantanal em Poconé ( Napan) e tem pactuado para este ano o Curso Técnico em Zootecnia na sede do campus, em Cáceres. Estes cursos são ofertados, na modalidade concomitante ao ensino médio, em parceria com a secretaria de Estado de Educação, e atende alunos da rede básica de educação do estado.
Na modalidade de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, o Campus inicia também em Cáceres este ano o curso de Avicultura.
Durante a audiência serão debatidas com a comunidade e as instituições demandantes as prioridades para oferta de novos cursos.