Vereadores de Cáceres aprovam fim do voto secreto
Por assessoria
16/07/2013 - 17:03
Numa votação inédita durante a sessão ordinária, os vereadores de Cáceres aprovaram por unanimidade o fim de votações em secretas, a iniciativa partiu dos vereadores Edmilson Campos (PR); Salmo César da Silva (PRTB) e dos dois vereadores do PSB, o medico Felix Manoel Álvares e Tarcisio Carlos Paulino. Apesar da votação ainda de depender outra apreciação dos parlamentares que somente ocorrerá após o recesso legislativo na primeira semana de agosto deste ano, a expectativa é que não será alterada a postura dos vereadores com assentos no Poder Legislativo do município de Cáceres.
Para o jornalista Edmilson Campos (PR) que exerce seu segundo mandato como vereador, essa conquista era cobrada há muito tempo dos parlamentares. Para o Café no Bule como é conhecido, a cidade de Cáceres se tornou a primeira no estado de Mato Grosso, a dar transparências as votações principalmente aquelas que envolvem de grande interesse social, como por exemplo – instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI); e até eventuais votações que envolvem perdas de mandatos eletivos.
Para o professor Salmo Cesar da Silva, a aprovação em primeiro turno é um grande avanço para a sociedade cacerense, segundo ele, a Câmara local, entendendo o clamor das ruas, com votações nominais abertas. “Isso é de muita importância” arrematou Salmo Cesar.
Durante a sessão foi entregue a Moção de Louvor o coronel Antonio Mário da Silva Ibanez Filho. Esse oficial ocupou funções dentro da estrutura da Policia Militar na região da Grande Cáceres, atuando como comandante do Grupo Especial de Fronteira, e ainda tmabém prestado serviços ao 2º Batalhão de Fronteira na década de 1980 exercendo a patente de oficial temporário. A iniciativa em homenageá-lo foi do vereador Tarcisio Carlos Paulino (PSB).
Também recebeu honraria da Câmara Municipal o empresário Antonio Garcia Ourives, a comenda foi justificada pelo autor o vereador Marcio Paes Lacerda , o Marcinho do PMDB, que em seu entendimento o empresário Tonico Ourives se tornou merecedor de tal distinção por inaugurado um boate no Centro Histórico de Cáceres, os demais vereadores em respeito ao Marcinho aprovaram Moção. Ourives, compareceu ao legislativo acompanhado da esposa, filhos e nora.
A vereadora Valdeniria Dutra (PSD) apresentou duas indicações numa delas a parlamentar solicita de intervenção do deputado Airton Portugues para alocação de 300 exames de ressonância magnética a serem ofertados aos usuários do SUS, dentro da estrutura do Hospital São Luiz em Cáceres. Valdeniria alega que a clientela de pacientes que carecem desses exames vem aumentando enquanto que o estado não tem até o momento dado condições para esses atendimentos.
Valdeniria também cobrou da prefeitura a reativação do setor de áreas verdes com a recuperação do Viveiro Municipal, que se encontra desativado ou funcionamento em estado precário, a vereadora aponta que esse viveiro atenderia a demanda em praças, ruas e jardins, até mesmo em áreas degradadas, contribuindo com o meio ambiente.
O presidente da Câmara Alvasir Ferreira de Alencar (PP) reiterou pedido junto a prefeitura de Cáceres para que esta efetue a recuperação das vias publicas no populoso bairro Vila Nova. De acordo com Alencar, essa comunidade está enfrentando vários problemas, principalmente acessos a outros bairros. Ele cita que a principal avenida que atravessa o Vila Nova, a Camélias, cuja pavimentação se encontra em péssimo estado de conservação, causando riscos de acidentes e provocando danos a condutores de veículos motorizados.
O professor Domingos Oliveira solicitou da prefeitura que seja elaborado projeto para instalação de parques infantis nas creches municipais. Para Domingos, um espaço para lazer das crianças contribui não somente na formação física, mas principalmente na socialização entre eles e boa convivência entre os coleguinhas.
Domingos Oliveira também requereu que seja disponibilizado um espaço físico no Distrito de Nova Cáceres para a instalação e funcionamento de uma unidade Postal dos Correios.
A partir desta quarta -17, até o dia 05 de agosto deste ano os vereadores estarão em recesso parlamentar, porém o presidente Alvasir Alencar (PP) determinou a chefia de gabinete juntamente com setor de recursos humanos a escala de servidores para plantão durante o recesso. Alencar também não descartou em caso de necessidade a atender ou votar matérias de interesse dos munícipes através do Poder Executivo que os vereadores sejam convocados extraordinariamente.