Referência em MT, profissionais do programa DST/AIDS de Cáceres promovem qualificação em Querência
Por assessoria
16/07/2013 - 16:46
A gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) de Cáceres, Vanderly Muniz e o médico Luiz Carlos Pieroni, ministraram na semana passada capacitação para 48 profissionais de saúde da cidade de Querência e a dois profissionais de Canarana, no nordeste do Estado.
Além do treinamento que teve como objetivo preparar os profissionais com vistas à implantação de um CTA, na cidade localizada 1.370 quilômetros de Cáceres, eles ainda ministraram palestras no plenário da Câmara de Vereadores para aproximadamente 500 pessoas.
A equipe cacerense foi convidada para o trabalho, porque o programa DST/AIDS de Cáceres é considerado referência no Estado e no País.
‘Ficamos lisonjeados por desenvolver esse trabalho porque a nossa missão é propagar o que fazemos com dedicação há muitos anos nessa área’, completou ressaltou Vanderly Muniz agradecendo o apoio do atual gestão.
A secretária de Saúde de Querência, Jasiele Heemann, afirmou que a capacitação superou as expectativas e que as palestras abertas ao publico sobre Prevenção e Tratamento das DST/AIDS, Hepatites/Sífilis agradaram pela forma simples e objetiva como foram apresentadas por Pieroni e Vanderly Muniz.
Entre as diversas ações que desenvolve o Programa DST/AIDS de Cáceres realiza palestras de prevenção em toda região, participa de eventos, promove Seminários de Prevenção e Tratamento as pessoas Vivendo com HIV/AIDS e atualiza os profissionais de Cáceres e região no tratamento e prevenção das DST/AIDS.
Além disso, o CTA/SAE tem experiências bem sucedidas em trabalhos como o realizado com as mulheres em tratamento dentro do projeto ‘Chá das Margaridas’.
Conforme a gerentes do programa, a soma destas ações, tornaram Cáceres referência Estadual no tratamento de AIDS e tem rendido reconhecimento. Ela atribui o resultado, ao comprometimento dos profissionais que atuam no Programa ao longo de sete anos de implantação do Serviço de Assistência Especializada (SAE).