Rede Certific: IFMT reconhece saberes e certifica pescadores pantaneiros
Por Edna Pedro/assessoria
19/07/2013 - 12:50
Cecílio Santos (55 anos) e Maria Marilza Gomes de Moraes (64) são pantaneiros nascidos em Poconé em Mato Grosso. Além da naturalidade, têm em comum anos dedicados à atividade da pesca e histórico de necessidade de trabalho que os distanciaram da educação formal. Na última semana, junto com outros 43 pescadores do Pantanal, inseridos na mesma realidade, eles celebraram uma nova fase de suas vidas ao receberem o certificado de conclusão do Curso de Formação Inicial e Continuada Integrado ao Ensino Fundamental na área de Pesca e Aquicultura com o Perfil Profissional de Pescadores Artesanais de Água Doce.
O curso, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres no Núcleo Avançado do Pantanal em Poconé, integra a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada, Rede Certific que tem entre os objetivos, elevar a escolaridade dos trabalhadores, reconhecer saberes e certificar conhecimentos adquiridos na prática ao longo dos anos.
“Eu sempre estive na atividade da pesca, gosto muito. O curso foi uma oportunidade de como pescadora continuar estudando. Foi um incentivo grande. Meus filhos casaram e eu fiquei só em casa. Agora já concluiu o ensino fundamental e iniciei o ensino médio, vou terminar e se Deus quiser vou me formar, fazer outro curso", afirma dona Maria Marilza.
Para ‘seu Cecílio’, pescador profissional desde 1997, o curso revigorou sua relação com a pesca, e a integração com os colegas e professores o motivou a vencer os desafios de voltar a estudar. “Eu parei de estudar muito cedo, tive que trabalhar. Nossa família é muito grande e precisávamos garantir o sustento. Quando soube do programa vim experimentar, ver o que era. Pensei em desistir muitas vezes. Felizmente segui em frente, superei as barreiras e hoje estou feliz com os resultados”, conta.
“O curso acrescentou na experiência como conhecimento e revigorou minha relação com a pesca. Além disso, continuo estudando. Terminei o ensino fundamental e já estou no ensino médio”, conclui Cecílio.
Desenvolvido por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Proeja, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, o curso de pescadores artesanais de água doce do IFMT- Rede Certific teve inicio em 2010.
Segundo o coordenador do programa no Campus Cáceres, professor João Vicente Neto, ingressaram no Certific 90 pescadores com ensino fundamental incompleto. Duas turmas foram formadas, considerando a fase de escolaridade dos pescadores. Além dos 45 trabalhadores que concluíram o ensino fundamental, outra turma que ingressou na 1ª fase do ensino fundamental continua em formação.
“O curso é ofertado em regime modular com aulas intensificadas no período da piracema, para atender a necessidade de formação desses trabalhadores. A educação básica é ministrada por professores da rede estadual de ensino e a educação tecnológica e profissional pelo instituto”, explica o coordenador.
Com a certificação, os trabalhadores têm seus saberes reconhecidos como pescadores artesanais na Classificação Brasileiras de Ocupações do Ministério do Trabalho.