RJ: o dia do Papa Francisco
Por G1 Rio
23/07/2013 - 22:00
Às 7h23, no Twitter, Papa Francisco agradeceu a "todas as autoridades pela magnífica acolhida carioca". "A Igreja é jovem e, na JMJ, se vê isso muito bem. Que o Senhor sempre nos mantenha, a todos, jovens de coração", completou, horas depois. Ele teve dia livre para descansar na residência do Sumaré.
O Papa voltou a escrever na rede social por volta das 18h30: "Queridos jovens, Cristo tem confiança em vocês e lhes confia sua própria missão: 'Ide, fazei discípulos'." A expectativa dos fiéis era por uma quebra de protocolo. Esperou-se que ele saísse da casa, algo que não aconteceu. Mesmo com a chuva e o frio, o Cristo Redentor recebeu centenas de jovens na esperança de um encontro de perto com o Papa.
Por causa do tempo chuvoso no Rio, a Arquidiocese transferiu o evento da entrega da medalha em homenagem à vinda do Papa ao Brasil, que seria realizado no Cristo Redentor. O ato foi na residência onde o Pontífice está e cardeais participaram da cerimônia. A direção da Casa da Moeda entregou a medalha e corais da Igreja Nossa Senhora da Paz estiveram na cerimônia reservada. O Papa não participou do evento.
O Pontífice rezou uma missa na capela da residência onde está hospedado e tomou um sorvete feito por uma sorveteria da Zona Sul do Rio na manhã desta terça, segundo Padre Jorjão, que esteve com ele. Paulo Roberto Portella, da Arquidiocese do Rio, contou que o Papa comeu seis pães de queijo no café da manhã e depois almoçou. O Pontífice disse que não queria jantar, pois estava "satisfeito".