Cáceres recebe certificado de excelência do Ministério da Saúde
Por Chuenlay Marques/Ascom
22/07/2013 - 16:48
A prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de DST/AIDS, acaba de receber do Ministério da Saúde, o Certificado de Excelência pela qualidade nos testes rápidos para detecção de HIV.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município foi alvo de avaliação externa de qualidade (AEQ) desenvolvida pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e obteve Excelência pela execução dos trabalhos ao longo do ano passado.
A avaliação foi implantada no País no ano passado e está sob a supervisão do Laboratório de Biologia Molecular e Micobactérias da Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Alfredo da Mata e, foi baseada na metodologia Dried Tube Specimens (DTS).
O método consiste em painéis contendo amostras secas, com reatividade pré-definida, que são enviadas ao CTA onde são hidratadas e submetidas aos testes rápidos.
Conforme a gerente do programa Vanderly Muniz, o Certificado fortalece a atuação do programa cacerense que virou referencia no Estado por atuar de forma profissional e dedicada no enfrentamento à epidemia de AIDS. Ela atribui à conquista aos colegas da Secretaria de Saúde e da prefeitura que apóiam as ações do Programa.
A gerente acrescenta que o reconhecimento demonstra ainda o compromisso com os pacientes que utilizam o serviço.
Atualmente o serviço de DST/AIDS de Cáceres está envolvido nas ações de prevenção e conscientização das DSTs em todas as faixas etárias e grupos sociais, sobre tudo porque não existem mais nos dias de hoje os grupos de risco, todos estão vulneráveis a infecção do HIV, Hepatites e Sífilis.