CPI da Saúde: Francis se reúne com vereadores e afirma que 'as portas estão abertas'
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
07/08/2013 - 17:39
Criada na sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal, a CPI da Saúde, proposta pelo vereador Félix Alvares e aprovada por unanimidade pelos 11 vereadores.
A Comissão Parlamentar de Inquérito já está dando início aos trabalhos, que deverão ser concluídos em 30 dias. O objetivo é apurar denúncias feitas pelo ex-secretário da pasta, Luiz Landin, que deixou o cargo há uma semana. Segundo Landin, seria feito um pregão para aquisição de medicamentos que estava com preços superfaturados. Ele fala ainda da falta de condições de trabalho em todas as unidades e da falta de médicos para atender a população.As denúncias partiram também do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais."Passar a Saúde do município a limpo"-este é o objetivo maior da CPI, que, segundo os vereadores, quer ao mesmo tempo apurar denúncias e buscar soluções.
Para eles, a fiscalização dos atos do Executivo é dever do Legislativo. A CPI foi aprovada na sessão ordinária da útima segunda-feira,5. A sessão de hoje foi realizada para compor a comissão. Através de sorteio, como norteia o regimento, a CPI ficou assim constituída: Presidente: vereador Cabo Pinheiro(PTRB);relator: vereador Félix Alvares (PSB), e membro: vereador Domingos Oliveira(PSC).
O prefeito Francis Maris Cruz(PMDB), que estava em Brasília, chegou e esteve na Câmara, onde se reuniu de forma reservada com os vereadores. Apesar da reunião ter sido fechada, o Diário de Cáceres apurou que a CPI da Saúde e a verba indenizatória foram os principais assuntos da pauta.
A verba indenizatória está em discussão e substituiria as diárias, mas o assunto não avançou. Sobre a CPI, o prefeito afirmou que as portas da Secretaria de Saúde estão abertas e que ele ajudará no que lhe competir, pois não tem o que temer.