Maurício Tonhá, da Estância Bahia,visita obra do novo curral do Parque de Exposições
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
23/08/2013 - 16:59
A Estância Bahia promove em Cáceres no próximo dia 1º de setembro, o leilão de gado da Fazenda Grendene, de 1 mil touros da raça Nelore. No dia 7, novo leilão, desta vez do Grupo Cometa, que vai comercializar 500 bezerros Nelore, 500 bezerras de cruzamento industrial e 150 touro PO Nelore 'prontos para servir'.
E no dia 22 de setembro, novo leilão, desta vez organizado pelo Sindicato Rural de Cáceres. A série de eventos marca a volta do município no rol de realizador de grandes leilões. Com exceção do leilão da Grendene, que acontece na própria fazenda, os outros serão realizados no novo curral construído no Parque de Exposições e Eventos.
Na quinta-feira, Mauricio Tonhá, proprietário da Estância Bahia e considerado o maior leiloreiro do país, esteve no sindicato, em reunião com o presidente Marcinho Lacerda. Também se reuniu com administradores do grupo Grendene, e com o prefeito Francis Maris Cruz, empresário proprietário do Grupo Cometa.
Tonhá veio com sua equipe, para avaliar os locais de leilão, e avaliou o novo curral do Parque de Exposições como "uma das melhores estruturas de Mato Grosso". Ele elogiou a iniciativa e afirmou a importância da obra para os pecuaristas. "A maioria dos leilões regionais acontece em outras cidades com animais de fazendas de Cáceres, que antes não tinham o espaço adequado para a venda dos animais. Agora, tem um curral de primeira linha".
O curral é o primeiro passo de um projeto. Iniciado na gestão do pecuarista Neto Gouveia, atual secretário de Governo do município, foi concluído agora, sendo a obra coordenada pelo vice-presidente do Sindicato, Jeremias Pereira Leite.
Neto, presente a reunião, afirmou que o novo curral significa geração de emprego e renda atingindo vários setores (como fretes, incremento das lojas do ramo agropecuário,etc), e afunilando para a facilidade que passa a ter o pecuarista local na realização de leilões.
Já o presidente do Sindicato, Marcinho Lacerda, afirmou que a entidade poderá, a partir de agora, ter uma agenda de leilões durante o ano todo. O projeto, além do curral, inclui a construção do tatersal, que está em fase de captação de recursos.
Cáceres atualmente tem o maior rebanho bovino de Mato Grosso, com 860 mil cabeças.
A Estância Bahia
A Estância Bahia, liderada por Mauricio Tonhá com o apoio de sua equipe, iniciou a atividade leiloeira em Água Boa no ano de 1991. Nascia então o Grupo Estância Bahia.
Acreditando no potencial agropecuário do Estado, o Grupo Estância Bahia inaugurou sua filial em Cuiabá, com centro de eventos e moderna estrutura para leilões. Hoje, realiza leilões em todo Brasil,
que são transmitidos pelo Canal do Boi.
O Curral
O novo recinto tem uma área construída de 300 metros quadrados, com 63 divisórias e capacidade para 1 mil animais. "É uma obra que marca uma nova época no comércio de bovinos no município e região"-sintetiza Jeremias Pereira Leite.