Cáceres ganha Centro de Atendimento Empresarial
Por Thiago Almeida/Ascom
13/09/2013 - 10:15
A cidade de Cáceres ganha mais uma ferramenta de apoio ao micro, pequeno e médio empresário. Na tarde desta quinta-feira (12.09) foi o Centro de Atendimento ao Empresário (CAE). A unidade é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Cáceres (ACEC), e demais parceiros.
O objetivo do CAE é fornecer a infraestrutura necessária para as prefeituras prestarem assessoria a empreendedores individuais, e a micro e pequenos empresários locais. A ideia é estabelecer o fortalecimento do comércio, estímulo à criação de novos empreendimentos, incentivar incentivar a saída de empresários da informalidade e, principalmente, não deixar que exigências burocráticas os façam seguir esse caminho, descentralização de informações no que diz respeito às normas governamentais, facilitação no relacionamento do empresário com o poder público, além da desburocratização e integração com órgãos parceiros e prestar informações relativas à linhas de crédito.
A implantação do CAE é fruto de um trabalho de articulação da Prefeitura do Município junto ao Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alan Zanatta, desde o início do ano. A parceria junto à Associação Comercial e Empresarial de Cáceres (ACEC) foi firmada com o intuito de garantir ao empresariado um local centralizado e de fácil acesso para atendimento, agrupando em um mesmo lugar os serviços oferecidos pelo CAE e pela ACEC.
Durante a solenidade de inauguração, o secretário da Sicme, Alan Zanatta, destacou a importância do CAE para o município. “Cáceres está voltando a avançar economicamente, com novas empresas interessadas em implantar suas lojas aqui. Precisamos dar todos aporte não apenas às grandes empresas, mas também aos micro e pequenos empresários, que são de grande importância para o desenvolvimento do município”, disse.
Para o presidente da ACEC, Júnior Trindade, a inauguração da CAE é uma realização. “Trata-se de um projeto que durou nove meses para acontecer. Vai oferecer muitos serviços para os empresários da região e trará muitos benefícios para a população cacerense. Essa é nossa meta, tirarmos os empresários da informalidade e apresentarmos viabilidades de crescimento”.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris, afirmou durante o evento que o Centro de Atendimento vai fortalecer ainda mais a rede empresarial no município. “É mais uma ferramenta para unir ações e trazer mais investimentos para Cáceres. Hoje, para se ter uma ideia, 50% das oficinas na cidade não possuem inscrição, não são legalizadas. A proposta é formalizarmos ainda mais nosso setor comercial para conseguirmos mais avanços”, finalizou.
O Centro de Atendimento Empresarial (CAE) também conta com a parceria da Junta Comercial (Jucemat), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT) e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Também participaram do evento a vice-prefeita Eliene Liberato, os secretários de Planejamento, Leandro Xavier, Indústria e Comércio, Júlio Parreira, e de Finanças, Odner Sá, o procurador Geral, Renato Cunha, os vereadores Márcio Lacerda, Edmilson Tavares, Tarcísio Paulino, Valteníria Dutra, os deputados estaduais, Ezequiel Fonseca e Airton Português, e o deputado federal Wellington Fagundes, além de outras autoridades.