Técnicos do Indea intensificam vacinação do gado nas aldeias de MT
Por Do G1 MT com informações da TV Centro América
28/05/2012 - 06:04
Na reta final da vacinação do rebanho bovino de Mato Grosso contra a febre aftosa, que termina na próxima quinta-feira (31), os fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) começaram a intensificar a vacinação nas aldeias indígenas do estado. Entre as quatro aldeias que têm criação de gado no município de Sapezal, a 473 quilômetros de Cuiabá, o rebanho fica em torno de 150 cabeças.
Luiz Zenezokemae foi o primeiro a criar gado na aldeia Salto da Mulher, da etnia Pareci. Ele começou há seis anos com apenas 15 animais e hoje já conta com 35 cabeças. A expansão do rebanho ocorreu após muito trabalho e cuidado com os animais. “Além da alimentação correta, vacinamos os animais”, comentou.
Os técnicos do Indea explicam a dificuldade que é vacinar esses animais. A distância entre uma aldeia e outra é um dos principais empecilhos. “A mão de obra também é precária porque ainda não é da cultura do índio criar animais, mas aos poucos estamos passando informações do manejo correto, da construção das instalações”, explica o médico veterinário do Indea, Henrique Alencar. Mesmo assim, a imunização do rebanho está em dia, conforme o Indea.
Na campanha, a previsão é que sejam imunizados 12,5 milhões de animais com idades entre 0 a 24 meses. O pecuarista tem até o dia 10 de junho para informar a vacinação em algum posto do Indea.