União de esforços é o caminho para Cáceres, diz Francis
Por Jornal Expressão
27/05/2012 - 11:00
A solução para os problemas de Cáceres deve vir uma união de esforços. Os políticos devem esquecer as divergências partidárias, independente de grupos. O PMDB não irá impor nada. Porém, fará uma política de mudanças em todos os sentidos. O recado é do empresário Francis Maris Cruz, que nas próximas horas anuncia sua pré-candidatura a prefeito do município. Natural de Lucélia (SP), o megaempresário de 56 anos, não descarta a proposta do prefeito e secretariado renunciar o salário em prol do município. Garante que o partido tem propostas para gerar emprego e renda à população. E, que não sabe sobre as finanças da prefeitura porque é guardada a sete chaves. LEIA ABAIXO:
Jornal Expressão – (J.E) - Em outras eleições o senhor ensaiou o lançamento de sua candidatura, porém, recuou. A preocupação de algumas lideranças é de que isso possa acontecer novamente. Desta vez está assegurada sua pré-candidatura?
Francis - Ainda é cedo para afirmar. Como você pode observar, existe um grande anseio da sociedade para que eu lance a pré-candidatura. O PMDB entende que, para isto, é preciso conversar com todos os partidos para formar uma grande aliança, em prol do desenvolvimento de Cáceres, e neste momento estamos nos reunindo com as lideranças dos demais partidos, mantendo o diálogo.
J.E – Há alguns dias o senhor disse que aceitaria o convite para disputa se, em caso de sendo eleito, o seu secretariado e os vereadores renunciassem a remuneração. Essa proposta será mantida?
Francis - Cáceres como todos nos sabemos, é uma cidade pobre, que não tem recursos suficientes para os investimentos necessários no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os munícipes. O PMDB, do qual sou presidente, pensa assim. A solução vem com a colaboração de todos, do prefeito a secretários, doando seu tempo (doando o seu salário para um fundo, que será usado estes recursos para investimento em equipamentos etc). Os vereadores são livres, mas também podem doar, se quiser, isto vem demonstrar o grande amor e responsabilidade que tem por Cáceres.
Hoje quando participamos de uma Instituição como o Rotary, Lions, Maçonaria, Igreja, Sindicato, e outras instituições, nós não ganhamos nada, alias temos que pagar as mensalidades. Eu pergunto por que para nossa cidade que tanto precisa, não podemos fazer o mesmo? Só com a contribuição de todos é que será possível melhorar Cáceres.
J.E – A maioria dos filiados do partido defende um distanciamento dos grupos ligados ao deputado Pedro Henry (PP) e ao prefeito Túlio Fontes (DEM), o senhor avaliza esse comportamento?
Francis – Novamente, o entendimento do PMDB é importante para o desenvolvimento de Cáceres é termos todo mundo unido, esquecendo as divergências partidárias, somando, lutando com mesmo ideal que é a melhoria e o desenvolvimento do nosso município.
J-E - Todos sabem que Cáceres é o maior reduto eleitoral do deputado Pedro Henry. E, certamente, ele não ficará fora do processo, neste ano. Há informação de que o vice virá do PP. O senhor aceitaria essa proposta?
Francis - O PMDB tem como base que, em política você não impõem nada, você articula, negocia, dialoga, faz pesquisa para saber quem o povo quer, e ai você escolhe o vice. Se o povo quiser uma pessoa que esteja filiada ao PP, e esta pessoa esteja de acordo com nossos princípios, nossa ética, nosso comportamento, pode ser escolhido como vice.
J- E - Por questões partidárias, o prefeito Túlio Fontes, praticamente isolou o município do governo do Estado, penalizando a população por falta de recursos. Caso seja eleito, em seu governo, terá um alinhamento com os governos estadual e nacional?
Francis - Como já disse anteriormente, o PMDB está alinhado com os governos estadual e federal. Para você administrar Cáceres, precisa da ajuda de todos, e principalmente dos governantes estadual e federal.
J-E - Cáceres não dispõe de grandes indústrias para geração de emprego, o senhor tem alguma proposta, mais imediata para reverter essa situação e, proporcionar mais trabalho e renda para a população?
Francis - O PMDB tem políticas voltadas ao desenvolvimento e a geração de empregos, por exemplo, em Cáceres temos como vocação o agronegócio, portanto devemos investir e incentivar a geração de renda e emprego. A criação de peixe é uma ótima oportunidade de gerar renda e emprego imediatamente, em todas as fazendas, sítios, e chácara do nosso município, que tenha esta vocação e viabilidades técnicas, além da geração de empregos direta, terá a geração de empregos indiretos, como, fabricam de ração, frigorífico, e exportadores do peixe para outras cidades do Brasil. É política do PMDB ajudar com instrução, conhecimento, projeto maquina para fazer os tanques etc.
J-E - Os governantes afirmam que existe uma “cultura” de não se pagar impostos em Cáceres. O arrecadado, anualmente, geralmente é de 20% do IPTU lançado. O senhor tem alguma proposta para resolver esse problema?
Francis - O PMDB tem políticas claras de incentivo, parta que a população pague o IPTU e outros impostos, com base de cálculo correta, honesta e justa, e o mais importante, é aplicar bem este dinheiro, não desviar, porque ai os munícipes, sabendo e vendo a aplicação do seu dinheiro em obras, em melhorias de infraestrutura, vão ter prazer em pagar em dia seus imposto, e esta arrecadação com certeza aumentara. Também é política do partido PMDB oferecer desconto no IPTU, para quem tiver construções em seu imóvel, bem como um jardim na frente do terreno e um pomar e horta na parte do fundo do imóvel.
J-E - O senhor sabe qual o valor da arrecadação do município e qual a despesa mensal? Tem conhecimento das dívidas do município?
Francis - O PMDB não está na gestão do município, e você sabe que isto é guardado, a 07 chaves, para a população não ter conhecimento de quanto se arrecada e o destino deste dinheiro. Na política do partido do PMDB, tudo será transparente, com placas nas praças da cidade, e nos meios de comunicação da cidade, informando quanto se arrecadou e quanto gastou e com o que gastou. Tudo na maior transparência, honestidade e lisura.
J- E - O senhor poderia informar qual sua proposta para os problemas emergenciais da cidade?
Francis - Na política do partido do PMDB, será formado um conselho municipal de desenvolvimento, com um representante de cada instituição, presidentes dos bairros e vereadores, onde serão apresentados os projetos, os problemas emergenciais. Todos darão sua opinião e votarão, para escolher os projetos prioritários, importantes e urgentes, com a disponibilidade de recursos. O partido zela pela Democracia, e transparência, é assim que a gestão do partido irá gerenciar os problemas do município.