Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dia dos namorados: romantismo estampado nas vitrines
Por Diário de Cuiabá
26/05/2012 - 06:13

Foto: arquivo
A menos de três semanas do Dia dos Namorados, a data já começa a mobilizar lojistas e vendedores que planejam a sua ação de vendas para aproveitar ao máximo o clima de romance que toma conta do mês de junho. E a decoração das vitrines pode fazer a diferença na tomada de decisão do consumidor e é, sem dúvida, um grande indutor de compras. Em Mato Grosso, como observa a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), a data se reveza com o Dia das Mães, o posto de segunda mais importante do calendário comercial. “Por vezes supera as vendas da data dedicada às mães, ficando atrás apenas do Natal”, ressalta o presidente CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto. Gasparoto lembra que este “é um momento que abrange as pessoas desde a adolescência até a terceira idade, porque o romantismo não tem faixa etária. Assim, engloba grande parte da população e esta tem interesse em manter seus laços afetivos, sendo o presente uma maneira inequívoca de demonstrar afeto. Por isso, é uma data tão importante e concorrida”. A CDL Cuiabá estima que em 2012 as vendas neste Dia dos Namorados devam ter um incremento real entre 8% e 10% - descontada a inflação - em relação ao ano passado. Sazonalmente, em alguns casos, chega a representar um aumento de 50% no consumo. “Entre os presentes, roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos, aparelhos celulares e tecnologia de uso pessoal em geral, flores, DVDs e CDs, joias e bijuterias estão entre as principais opções”, destaca Gasparoto. O ticket médio deve ficar em torno de R$ 50. Para dar a tônica do momento, incentivar a troca de presente e levar o cliente até sua loja, o comerciante tem de estar atento à divulgação de seus produtos, ao atendimento realizado por cada vendedor e à decoração da vitrine e do interior de sua loja. A vitrine é neste contexto uma parcela significativa à conquista deste cliente. “Ao decorar a loja, é importante o empresário escolher símbolos que contemplem especificamente seu público, seja ele adolescente, jovem, adulto entre 30 e 49 ou acima de 50 anos. Ou pode-se escolher elementos com uma simbologia mais abrangente e que se direciona a todos os enamorados, como os corações, por exemplo”, pontua. A consultora em capacitação empresarial do Sebrae/MT, Liliane Ramos Moreira, explica que entre as simbologias mais comuns à data estão os corações, bocas, beijos, cor vermelha e mensagens de carinho. “Existem várias formas de decorar a vitrine das lojas e o interessante é usar os produtos da loja como tema para a decoração”, enfatiza Liliane. Um exemplo citado pela consultora é o de que homens geralmente gostam de ganhar artigos eletrônicos, a vitrine de uma loja que vende celulares pode distribuí-los de forma que montem um coração. Isto certamente chamará a atenção para a data e para os produtos. Mulheres gostam de ganhar roupas e sapatos. Neste caso a decoração pode ser por meio do par romântico entre um manequim feminino e um masculino. Colocar bexigas em formato de coração e colagens no vidro da vitrine fazendo referência ao Dia dos Namorados também são comuns. “Outra ideia é fazer um painel com recadinhos e frases de amor, que podem ser deixados pelos próprios clientes”, sugere.
Carregando comentarios...

Polícia

Autores de crime macabro são presos

26/05/2012 - 06:04
Humor

Ratinho...

24/05/2012 - 19:57
Política

Nas mãos de Deus:veja a síntese da palestra proferida em Cáceres pelo juiz Marlon Reis

na foto, os juízes Geraldo Fidelis e Marlon Reis, e a equipe de assessores do juiz Fidelis
24/05/2012 - 17:44