Pelo terceiro ano consecutivo Expocáceres tem o Selo Verde
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
04/10/2013 - 14:07
Nesta quarta-feira (02) durante a abertura da 48ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cáceres, a Expocáceres, o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Marcinho Lacerda, recebeu pelo terceiro ano consecutivo o certificado do Instituo Ação Verde. A Expocáceres é a primeira feira no país a adotar a preservação do meio ambiente como tema central, e a ter o selo ‘Floresta Viva – Evento Responsável’.
O Selo Verde, certifica a neutralização das emissões de gás carbono emitidos durante o evento, de 02 a 06 de outubro. O presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Márcio Lacerda Filho, enfatizou a importância da parceria com o Instituto Ação Verde e a responsabilidade do evento ter o selo “Fomos a primeira exposição a obter o selo de Evento Responsável, do Instituto Ação Verde que é uma instituição de credibilidade, é importante divulgarmos com essa parceria a preocupação do produtor rural com relação ao meio ambiente, para apagarmos de vez a imagem negativa de degradação ambiental”.
A cada evento, é contabilizado o total de emulsão de gás carbônico, que é revertido na quantidade de árvores que serão necessárias para neutralizar as emissões, o que permitirá a realização do plantio das mudas de árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente (APP), às margens do Rio Paraguai, em áreas degradadas e dentro do próprio parque de Exposição e Eventos. “Serão calculadas a quantidade de carbonos emitidos durante todos os dias da exposição, tanto as emissões diretas do evento e as emissões indiretas realizadas pelo público. Assim a partir do término do evento daremos inicio ao plantio e a monitoração das árvores nos locais destinados para o projeto'-informa Marcinho, que recebeu o certificado das mãos da representante do Instituto Ação Verde, Ana Laura Apoitia Ourives.