Escolas municipais são abastecidas com alimentos de comunidades rurais em Cáceres
Por Thiago Almeida/Ascom
12/10/2013 - 14:39
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está regularizando o abastecimento de produtos para a merenda escolar nas Escolas Municipais da Cidade. De acordo com a secretária de Educação, Nelci Longhi, uma das prioridades da pasta durante este ano foi entrar em conformidade com a Lei Federal que orienta os municípios a comprarem pelo menos 30% de todos os alimentos destinado às unidades da Agricultura Familiar.
“Conseguimos regularizar esta compra nos reunindo com os produtores das comunidades rurais e dando o suporte para que toda a compra seja realizada pelos trâmites legais, cumprindo assim a Lei e gerando um ciclo de sustentabilidade para o município, além de oferecer uma alimentação de qualidade para os alunos da rede municipal”, comentou Nelci.
Entre escolas e núcleos educacionais do município, a Prefeitura Municipal atende hoje as 49 unidades com estes alimentos, totalizando mais de 10 mil refeições ao dia. A secretária destaca também que, até o fim do ano, está previsto o investimento de mais de R$ 800 mil reais com alimentos. “Nossa meta é ampliarmos ainda mais para conseguirmos comprar 100% dos alimentos destinados à merenda com os pequenos agricultores. Isso já é uma realidade em várias cidades do país, e queremos fazer parte deste quadro”, disse. Para isso, será necessária uma maior articulação junto aos produtores da comunidade rural da região.
A ação da Prefeitura tem gerado bons resultados. Por meio de ofício, a diretora da Escola Municipal Laranjeira I, Eliseia Lopes Borges, elogiou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação. “A entrega dos alimentos na nossa escola tem sido de grande importância, pois enriqueceu a qualidade da merenda oferecida, aumentou o estoque de alimentação e fortaleceu a parceria entre a escola e comunidade”, afirmou.
De acordo com a diretora, a unidade possui hoje nove agricultores da própria comunidade fazendo a entrega de produtos, despertando o interesse de outros para investir em produção agrícola, além de aumentar a qualidade dos alimentos oferecidos para as crianças. “É graças a iniciativas como esta que a escola consegue trabalhar, na prática, por meio de projetos, a importância de se consumir alimentos saudáveis, principalmente as verduras, que as crianças costumam resistir a consumir”, concluiu.