UNIC fecha parceria com Catraca Livre e leva mais conhecimento para a população de Cuiabá
Por asessoria
15/10/2013 - 12:43
Que tal encontrar atrativos tão interessantes quanto a Chapada dos Guimarães e o Pantanal em um mesmo local? Por meio da parceria fechada entre a Universidade de Cuiabá (UNIC) e o projeto Catraca Livre, do jornalista Gilberto Dimenstein, os cuiabanos poderão saber curiosidades sobre a região ou descobrir lugares inusitados dentro da cidade em um mesmo portal. A iniciativa tem o intuito de levar conhecimento para as capitais que receberão o Mundial de Futebol em 2014 e Cuiabá é a terceira capital a receber o projeto, que terá disponível as melhores oportunidades gratuitas ou a preços populares em diversos serviços de utilidade pública, como educação, cultura, esportes, trabalho, saúde e empreendedorismo.
O anúncio da novidade acontecerá no dia 21 de outubro, a partir das 19h, no auditório da UNIC Beira Rio. O evento contará com uma apresentação especial do jornalista Gilberto Dimenstein, que mostrará o funcionamento do programa na presença de autoridades públicas, colaboradores, professores e alunos da UNIC. Além de Cuiabá, o projeto Catraca Livre já existe em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Outras capitais brasileiras terão acesso a conteúdos interessantes porque o espaço será construído paulatinamente em diversas localidades, como Curitiba e Fortaleza. Até 2014, será lançado em Porto Alegre, Brasília, Manaus, Natal e Recife.
Após os jogos mundiais, o legado educativo será mantido por meio de novas parcerias com instituições locais, por tempo indeterminado. O projeto conta com uma equipe de produção de conteúdo, que selecionará os melhores temas da cidade para o portal do Catraca Livre Cuiabá. A parceria ainda levará empregos nas capitais do mundial, afinal a partir de 2014 está prevista a ampliação da comunicação local e a contratação de profissionais freelancers da região. Futuramente, alunos e professores da UNIC também serão convidados a participar da produção de conteúdo, criando uma verdadeira plataforma colaborativa.
“Cuiabá é a terceira cidade a receber o projeto Catraca Livre e estamos satisfeitos com os resultados alcançados até o momento. Esperamos que a população sinta a importância da iniciativa e possa usufruir dos benefícios educativos propostos. Afinal, obter mais informações, aprender mais e gastar menos proporciona uma vida melhor a todos, essa ação é fundamental para o desenvolvimento cultural dos cuiabanos”, afirma a diretora administrativa da UNIC Beira Rio, Simone Wojcicki. “Acreditamos que projetos como esses são essenciais para o crescimento pessoal, intelectual e comportamental dos indivíduos dentro das grandes cidades, uma vez que o estímulo ao conhecimento é capaz de transformar indivíduos.”
Gilberto Dimenstein
Jornalista brasileiro de renome internacional. Atualmente é colunista da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, coordenador do site Catraca Livre e um membro da Iniciativa de Liderança Avançada da Universidade de Harvard, onde trabalha em parceria com pesquisadores do Media Lab do MIT em um programa de Internet para ajudar as cidades a se transformarem em comunidades de aprendizagem (laboratórios cidade aberta, conhecidos como "Catraca Livre" (Turstile Free) no Brasil).
Catraca Livre
A cidade na sua mão – essa é a frase que sintetiza o projeto Catraca Livre, um projeto jornalístico criado para ajudar as cidades a serem mais educadas, acolhedoras e criativas. O papel mais importante de uma comunidade é gerar talentos. Com um foco especial em cultura, o Catraca Livre também seleciona diariamente as melhores oportunidades gratuitas ou a preço popular nos mais variados serviços na região metropolitana de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, abrangendo educação, esportes, consumo, trabalho, saúde e empreendedorismo. A ideia é revelar personagens, tendências e projetos que, em qualquer parte do mundo, inspirem soluções comunitárias inovadoras e inclusivas.
Serviço
Lançamento | Catraca Livre Cuiabá
Data: 21 de outubro
Horário: das 19h às 22h30
Local: auditório da UNIC
Av. Beira Rio, 3.100 – Jd. Europa