Cáceres realiza Seminário de Ensino de História
Por assessoria
29/05/2012 - 16:41
A Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres, realiza a partir de hoje (29) até sexta-feira (1º) de junho, na Câmara Municipal, a sexta edição do Seminário de Ensino de História . O evento que tem como tema “Cidades: Ensino de História, Culturas, Subjetividade”, é uma realização do Departamento de História do Campus Universitário “Jane Vanini”, e tem na sua coordenação os docentes que trabalham com as disciplinas relacionadas ao Ensino da História.
Na programação, conferências, mesas–redondas, que serão realizadas por professores e pesquisadores da Unemat, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), trarão aos participantes discussões acerca do ensino da história com enfoque para os trabalhos de pesquisas que tiveram como objeto a cidade, seus dilemas e práticas culturais.
Para a coordenadora geral do seminário, Rachel Tegon de Pinho, o evento oportunizará aos pesquisadores espaços para divulgação de seus trabalhos científicos, além de possibilitar espaço de diálogo e reflexões sobre o Ensino de História com docentes e discentes da Unemat, professores da rede pública de ensino que atuam na disciplina, e docentes instituições convidadas.
Também compõem a programação, exibições de vídeos e filmes nos estilos documentário e animação. Estes envolverão produções local, como o Proeja Fic que narra a história de vida dos pescadores e outros membros da comunidade ribeirinha no processo de busca pela educação formal em Cáceres, e outras já conhecidas no âmbito nacional como “Vida Maria” e “A Ilha”.
Laboratório de Ensino de História
O período da manhã está reservado para reuniões de trabalhos com a participação dos professores do curso de História, pesquisadores convidados e professores da rede de ensino que tratarão de assuntos relacionados ao Laboratório de Ensino de História da Unemat : seu papel na formação de professores; constituição de seu acervo; possibilidades de utilização (comunidade interna e externa); competências e outras possibilidades.